Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Divulgação Emater
Agro

Dia do Feirante: Em meio ao "novo normal" da pandemia, feira também se faz de forma virtual

No Dia do Feirante, celebrado nesta terça-feira (25), é fundamental destacar a importância desse profissional responsável por levar à mesa do consumidor da cidade os alimentos produzidos no campo.

Assessoria de Imprensa da Emater/RS-Ascar /Jornalista Taline Schneider
por  Assessoria de Imprensa da Emater/RS-Ascar /Jornalista Taline Schneider
25/08/2020 16:28 – atualizado há 3 anos
Continua depois da publicidadePublicidade

No Dia do Feirante, celebrado nesta terça-feira (25), é fundamental destacar a importância desse profissional responsável por levar à mesa do consumidor da cidade os alimentos produzidos no campo. Como todos os atingidos economicamente pela pandemia, devido à Covid-19, o feirante e seus consumidores também precisam se adaptar ao "novo normal" para dar continuidade ao consumo e à compra, bem como à venda e ao escoamento da produção, garantindo uma melhor alimentação ao consumidor e emprego e renda às famílias de agricultores. “Parabéns a todos que garantem uma alimentação mais saudável e sustentável diretamente do campo ao consumidor da cidade”, comemora o presidente da Emater/RS, Geraldo Sandri.

Diante desse novo cenário, também é fundamental relembrar que, desde meados de abril, agroindústrias e agricultores familiares, participantes ou não de feiras, passaram a contar com um canal próprio para se conectarem a seus consumidores, a Feira Virtual da Agricultura Familiar (Fevaf) http://www.emater.tche.br/site/fevaf/, que já conta com mais de 90 mil visualizações e 900 empreendimentos cadastrados. O objetivo do hotsite é colocar em prática uma forma alternativa de escoamento da produção por meio de atendimento virtual, neste período de quarentena e isolamento por conta da pandemia, evitando o contágio e a disseminação do novo coronavírus (Covid-19).

“O produto precisa ser vendido, sair do campo e chegar à mesa do consumidor, e a Feira Virtual possibilita que a cidade saiba mais sobre os produtos oferecidos pelas agroindústrias familiares do nosso Estado”, explica o secretário estadual da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (Seapdr), Covatti Filho

A plataforma virtual foi idealizada e construída pela Emater/RS-Ascar, em parceria com a Seapdr. “Nela estão sendo cadastradas as agroindústrias, cooperativas e a agricultura individual que têm produção para vender diretamente ao consumidor”, afirma Sandri.

A gerente técnica adjunta da Emater/RS, Luana Machado, explica que a plataforma não é um espaço de comercialização, mas um meio de conectar consumidores a produtores. “O consumidor pesquisará por nome da agroindústria, município e/ou produto, como entrar em contato com o produtor desejado, o que será feito por outros meios virtuais, como e-mail, telefone ou WhatsApp”, detalha. No portal também são apresentadas dicas de alimentação e de prevenção e enfrentamento à Covid-19.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE