Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Agro

Dia de Campo sobre Olericultura reúne produtores da região em Gaurama

O evento reuniu produtores de dez municípios da região do Alto Uruguai, que concentram a produção de olericultura e verduras.

Terezinha Vilk/Emater/RS
por  Terezinha Vilk/Emater/RS
19/10/2022 18:14 – atualizado há 1 ano
Continua depois da publicidadePublicidade

O município de Gaurama sediou o Dia de Campo sobre Olericultura, nesta terça-feira (18/10), realizado pela Emater/RS-Ascar com a parceria da Prefeitura e apoio da agência do Banco do Brasil local. O evento reuniu produtores de dez municípios da região do Alto Uruguai, que concentram a produção de olericultura e verduras, juntamente com os extensionistas rurais, na Câmara de Vereadores.

Foto: Terezinha Vilk/Emater/RS-AScar

A programação foi aberta pelo extensionista rural do Escritório Municipal de Gaurama, Teilor Schmidt, acompanhado da extensionista rural social Ana Ferrari. A abertura contou com a presença do prefeito, Leandro Putin, do gerente regional da Emater/RS-Ascar em Erechim, Gilberto Tonello, e de Sandra Varotto, da agência do Banco do Brasil, de Gaurama.

O prefeito destacou a importância da pequena propriedade na geração de economia. “Estamos aqui para somar e construir uma política pública para a sociedade”, disse, ao parabenizar a parceria com a Emater/RS-Ascar, com os produtores e com a Secretaria da Agricultura. “Temos que contribuir para que o produtor permaneça na propriedade com uma produção diversificada”, acrescentou.

Tonello cumprimentou os produtores, a equipe do Escritório Municipal da Emater/RS-Ascar de Gaurama e demais extensionitas da região. “Para a olericultura tem que ter vocação e persistência”, observou. Também destacou a grande diversidade de produção cultivada pelos produtores. “Podemos constatar esta diversidade na feira do produtor”, citando como exemplo Erechim. Tonello agradeceu a parceria da Prefeitura e o apoio do Banco do Brasil.

“O Banco do Brasil investe bilhões no agronegócio, mas muito além disso, nossa atuação contempla um amplo e robusto conjunto de ações e iniciativas que contribuem para transformação da agropecuária e para apoiar os produtores”, pontuou Sandra.

Após a abertura, a programação seguiu com as palestras técnica com os temas “Simplificando o processo de rastreabilidade”, pelo extensionista e engenheiro agrônomo Teilor Schmidt; “Tecnologia nas aplicações e manejos agrícolas”, pelo engenheiro agrônomo Claudinei Dalastra, da empresa RTC Oro Agri. O pesquisador e professor da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) Jonas André Arnemann falou sobre Bioecologia, danos e manejo de mosca-branca em tomateiro.

Foto: Terezinha Vilk/Emater/RS-AScar

A programação prosseguiu à tarde com visita técnica na propriedade do produtor Sergio Voginski, onde a família cultiva tomates para a realização da parte prática de identificação e manejo da mosca-branca, o principal inseto praga do tomateiro.




PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE