Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Rio Grande do Sul

Dez empresas venderam fármacos com preço ilegal a hospitais no RS

Relatório preliminar já chegou ao procurador-geral de Justiça do Rio Grande do Sul. Grupos investigados podem responder por diversos crimes, incluindo homicídio.

Rádio Guaíba
por  Rádio Guaíba
28/09/2021 20:26 – atualizado há 2 anos
Continua depois da publicidadePublicidade

O relatório preliminar da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Assembleia Legislativa, que investiga aumentos abusivos nos preços de medicamentos e insumos usados no combate ao coronavírus, apontou que dez empresas venderam fármacos com preço irregular no Rio Grande do Sul. O documento chegou, nessa segunda-feira, às mãos do procurador-geral de Justiça do Estado, Marcelo Lemos Dornelles.

Conforme o presidente da CPI, deputado Dr. Thiago Duarte (DEM), os grupos incluídos no relatório venderam medicamentos com superfaturamento de até 10.000%. A ampola de Midazolam, que é usado como sedativo e era vendida a R$ 2 antes da pandemia, chegou a ser oferecida a R$ 209 a um hospital de Santa Maria, exemplifica o deputado. De acordo com Duarte, a CPI apontou que a “ganância” predominou entre os distribuidores de medicamentos, já que a indústria, em geral, não aumentou a tabela de valores.

“Essas empresas se aproveitaram da desgraça das pessoas e cometeram crimes contra a saúde pública e contra o consumidor, que acabaram refletindo na morte de pessoas”, afirmou o parlamentar em entrevista ao Esfera Pública, da Rádio Guaíba.

Ainda segundo o deputado, das dez empresas que cometeram irregularidades, oito delas são gaúchas. Parte delas vende, também, para outros estados do País. Duarte acrescentou que nove reconheceram ter cometido irregularidades e uma não enviou representante. Em alguns casos, além do preço alto, os grupos praticaram outros crimes, como formação de cartel.

“Chantagem, extorsão e até venda casada. O diretor do hospital tinha que comprar um medicamento fora de linha ou prestes a vencer para ter acesso a uma medicação indispensável à vida”, explicou o deputado.

Por conta desse cenário, o parlamentar afirmou, ainda, que algumas empresas podem ser enquadradas por homicídio. Durante os 180 dias de trabalhos, a CPI realizou oitivas com mais de 100 gestores de hospitais e realizou visitas técnicas a casas de saúde em mais de 50 cidades gaúchas.

O deputado também destacou que os períodos com maior alta de preço dos medicamentos foram a segunda quinzena de março e os primeiros 15 dias de abril deste ano – momento de pico da pandemia no Rio Grande do Sul. A grande parte dos fármacos que tiveram os valores inflacionados compõe o chamado Kit Intubação, necessário para a sedação dos pacientes.

“Em Santa Cruz do Sul, por exemplo, o diretor do hospital chorou durante depoimento ao nos dizer que chegou a ter medicamentos suficientes para pouco mais de uma hora, fazendo com que quase chegasse ao ponto de ter de amarrar os pacientes”, relatou o deputado.

Desdobramentos

No último dia 16, em Brasília, a CPI entregou o relatório preliminar ao ministro da Saúde, Marcelo Queiroga. Na ocasião, o titular da pasta garantiu que vai ser feita uma análise administrativa das denúncias da Assembleia. A comitiva também apresentou uma cópia do documento ao Ministério da Economia e ao secretário executivo da Anvisa, Romilson de Almeida Volotão.

Com duração inicial de 120 dias, os trabalhos da CPI dos Medicamentos da Assembleia Legislativa foram prorrogados por mais 60, após o pedido de extensão ter sido aprovado por unanimidade pelo Parlamento gaúcho. Na próxima segunda-feira, dia 4, ocorre a votação do relatório final, no qual vão constar os nomes das dez empresas acusadas de praticar irregularidades.

Uma das sugestões é a de que os estados tenham órgãos locais de regulação de preço de medicamentos, a fim de evitar distorções. A expectativa do presidente da CPI é de que as ações tenham efeito prático, no curto prazo, tanto na esfera criminal quanto na administrativa.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE