Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Segurança

DetranRS registra perda de 95 mil processos após incêndio em prédio da SSP

Órgão realizará consulta junto à Procuradoria-Geral do Estado para que não haja prejuízo ao cidadão.

Rádio Guaíba
por  Rádio Guaíba
15/07/2021 19:12 – atualizado há 2 anos
Continua depois da publicidadePublicidade

O levantamento do Departamento Estadual de Trânsito do Rio Grande do Sul (DetranRS) apontou uma perda de 95 mil processos com recursos, defesas de multas e apresentações de condutor em função do incêndio que destruiu o prédio-sede da Secretaria Estadual da Segurança Pública (SSP), na noite desta quarta-feira.

Com isso, o órgão informou que vai fazer uma consulta sobre esses processos, junto à Procuradoria-Geral do Estado (PGE), para que não haja prejuízo à população. Por conta da situação, os prazos estabelecidos nestes documentos foram suspensos até uma nova comunicação oficial do DetranRS.

Felipe Dalla Valle / Palácio Piratini

Para o diretor-geral, Enio Bacci, “o incêndio atingiu significativo volume de processos que ainda ocorriam na modalidade impressa, porém o DetranRS já vem em estágio avançado de digitalização/virtualização, disponibilizando diversos serviços e realizando vários processos de maneira online, o que reduz o impacto geral do fato”. “Todas as medidas serão amplamente comunicadas, assim, solicitamos ao cidadão se mantenha atento aos canais oficiais da Autarquia”, acrescentou.

O departamento também esclarece que, devido ao incêndio, algumas mudanças vão ocorrer nos próximos dias. Uma delas prevê que a Junta Médica Especial de Porto Alegre, que vinha sendo realizada no prédio, passe a ser realizada em Centros de Formação de Condutores a a partir da próxima segunda-feira.

Além disso, o chat de atendimento virtual via site e os e atendimentos presenciais no TudoFácil, zona Sul e zona Norte da Capital, serão retomados na manhã desta sexta e na próxima segunda, respectivamente.

De acordo com o DetranRS, a Ouvidoria – canal para denúncias e reclamações -, o Disque-Detran e o atendimento ao cidadão seguem funcionando normalmente. Em nota, o órgão também destaca estarem sendo realizados normalmente os serviços de habilitação (aulas, exames médicos e psicológicos), exames práticos e teóricos, registro de veículos (emplacamentos, transferências), depósitos (remoções e liberações de veículos) e comercialização em desmanches. Já o Fale Conosco está temporariamente inoperante.

BM garante normalização dos serviços

Em entrevista ao Correio do Povo nesta manhã, o comandante-geral da Brigada Militar, coronel Vanius Cesar Santarosa, assegurou que o incêndio que destruiu a sede da SSP, em Porto Alegre, não afetou a atuação da BM, já que os brigadianos com atuação no local foram transferidos para o 9° Batalhão da Brigada Militar.

Além disso, a Secretaria divulgou nota oficial sobre o funcionamento dos telefones de emergência. No documento, a Pasta destacou que todos os cidadãos podem continuar a ligar para o 190 para acionar a Brigada Militar, o 193 para os Bombeiros e o 197 da Polícia Civil.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE