Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Cidade

DetranRS lança site para pesquisa de peças usadas legalizadas

As peças comercializadas pelos estabelecimentos têm rastreabilidade de origem e respeitam critérios técnicos de segurança e normas ambientais.

Detran/RS
por  Detran/RS
04/01/2021 20:12 – atualizado há 3 anos
Continua depois da publicidadePublicidade

O DetranRS lançou nesta segunda-feira (4) o site oficial “Peça Legal”, que possibilita a consulta de peças usadas disponíveis para compra nos Centros de Desmanche de Veículos (CDVs) credenciados. A ferramenta de busca reúne o estoque cadastrado e permite pesquisas por tipo de veículo (carros, motos, caminhões, ônibus e outros), pelo nome da peça que o cidadão procura e também pelo modelo de veículo. 

O serviço pode ser acessado via site do DetranRS, ou no endereço www.detran.rs.gov.br/pecalegal... peças comercializadas pelos estabelecimentos têm rastreabilidade de origem e respeitam critérios técnicos de segurança e normas ambientais. Além disso, adquirindo peças usadas com garantia de procedência lícita, o cidadão contribui diretamente para a queda dos índices de furto e roubo de veículos com fins de desmanche, pois as peças disponíveis nos CDVs têm origem legal comprovada.

"Um criterioso trabalho é realizado pelos CDVs, sob o controle do Estado por meio do DetranRS, desde a compra de veículos e sucatas para desmonte, até a seleção das peças realmente seguras para comercialização, dando destinação adequada à frota em final de vida útil, de forma sustentável", explica o diretor técnico do DetranRS, Fábio Pinheiro dos Santos.

O site foi desenvolvido pela Procergs em parceria com a Divisão de Desmanches do DetranRS, e apresenta-se acessível e intuitivo. Hoje o cidadão terá acesso à consulta de oito milhões de peças cadastradas nas empresas credenciadas, que estão localizadas em diversos municípios do Estado.

Regularização do desmanches

O Rio Grande do Sul foi o primeiro Estado do Brasil a credenciar as empresas de desmanches. O processo começou em março de 2011, para regularizar as atividades de desmanches, comércio de peças usadas e reciclagem de sucata veicular. O efetivo credenciamento se concretizou em 2015. O sistema estadual de desmanches também tem o objetivo coibir furtos e roubos de veículos. Atualmente, já são mais de 420 CDVs credenciados pelo DetranRS.

Os indicadores criminais da Secretaria de Segurança Pública mostram redução nas ocorrências de furto e roubo de veículos a partir de 2015:

"O controle maior dessa atividade por parte do Estado impacta na redução do índice de furtos e roubos. Em 2020, seguem significativas as reduções nos índices de criminalidade e o consumidor que utilizar esse serviço terá certeza de que estará contribuindo com isso, adquirindo uma peça de procedência legal e com condições para circular", destaca Ranolfo Vieira Júnior, vice-governador e secretário da Segurança Pública.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE