Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Segurança

DetranRS forma primeira turma de agentes de fiscalização de trânsito

Trinta e nove novos agentes vão reforçar as equipes de fiscalização em sete cidades

Ascom DetranRS
por  Ascom DetranRS
21/12/2022 18:01 – atualizado há 8 meses
Continua depois da publicidadePublicidade

O DetranRS realizou, nesta quarta-feira (21/12), a cerimônia de formatura da primeira turma do Curso de Formação de Agentes de Trânsito, oportunizado pela Escola Pública de Trânsito a todos municípios conveniados com a Balada Segura. A capacitação de 200 horas/aula atende a Portaria nº 966/2022 da Senatran e visa qualificar novos agentes de trânsito para o cumprimento da função, considerando a importância da ação educativa durante a fiscalização, conforme a legislação e normativas vigentes.

Foto: DetranRS

A turma é composta por 39 formandos, entre os quais servidores do próprio DetranRS e dos municípios de Alvorada, Cachoeirinha, Canoas, Estrela, Porto Alegre, Sapucaia do Sul e Santo Antônio da Patrulha. As aulas ocorreram de forma híbrida de 27 de outubro a 19 de dezembro, predominantemente na modalidade online, mas também com aulas práticas presenciais. Entre os docentes do curso, além dos professores da Escola Pública de Trânsito, estiveram técnicos do DetranRS que atuam na Balada Segura e na Divisão de Recursos Humanos, além de agentes da EPTC e da Polícia Civil, os quais contribuíram nas atividades práticas.

Diza Gonzaga, diretora institucional do DetranRS, enfatizou o papel educador e transformador do agente de trânsito, no contexto da Balada Segura, política pública que objetiva salvar vidas, coibindo a combinação álcool e direção. “Muito mais do que conhecimentos e habilidades para desempenhar a função de agente de trânsito com base na legislação, formamos hoje servidores públicos com base na ética, capazes de transformar o cenário violento de trânsito com uma abordagem cidadã e educativa, marca registrada da nossa Balada Segura. Provoquemos a reflexão sobre os comportamentos e as atitudes dos condutores no espaço público do trânsito”, disse.


PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE