Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Economia

Detran afirma que há atraso de dois dias na impressão do licenciamento no RS

Segundo o órgão, o atraso não prejudica os contribuintes, uma vez que os documentos de 2019 começam a vencer apenas em abril.

GZH
por  GZH
28/02/2020 21:54 – atualizado há 3 anos
Continua depois da publicidadePublicidade

O Detran afirmou, nesta sexta-feira (28), que há um atraso máximo de dois dias, por parte do órgão de trânsito estadual, na emissão dos documentos de licenciamento de 2020 dos veículos emplacados no Rio Grande do Sul. Segundo o órgão, o atraso não prejudica os contribuintes, uma vez que os documentos de 2019 começam a vencer apenas em abril.

O órgão estadual de trânsito afirmou ainda que não há registro de atrasos por parte dos Correios, que entregam os licenciamentos nos endereços informados pelos contribuintes. Nos últimos dias, proprietários de veículos têm procurado GaúchaZH para reclamar da demora na entrega dos documentos.

O Detran afirmou, por meio da assessoria de imprensa, que, após cair no sistema o pagamento das obrigações legais (IPVA, taxa de licenciamento, Dpvat e eventuais multas vencidas), a impressão do documento ocorre em no máximo três dias. A entrega pelos Correios leva até 15 dias para ocorrer.

“Passado esse prazo, se o proprietário não recebeu o documento, pode notificar problemas na entrega direto na Central de Serviços do DetranRS, em até 30 dias após a previsão da entrega, apertando o botão azul 'Obter 2ª via do documento'”, afirma o departamento em nota.

O acesso pode ser pela homepage do site do DetranRS ou neste link.

O Detran também pede que os proprietários de veículos confiram se os endereços cadastrados no sistema estão corretos, para entrega dos documentos de licenciamento. “Se houver ocorrido erro na entrega, o Detran emite um novo documento sem custos e envia novamente ao solicitante. Nos casos em que houver erro de cadastro de endereço, o cidadão deverá corrigir o endereço em um Centro de Registro de Veículos Automotores (CRVA)”, diz o órgão.

Alternativas

O contribuinte que está com o licenciamento em dia mas não possui o documento impresso pelo Detran, tem duas alternativas para rodar com o veículo: o documento digital ou a impressão caseira.

Para gerar a versão digital, basta instalar e acessar no celular o aplicativo Carteira Digital de Trânsito. Conforme o Detran, “o documento digital pode ser compartilhado com outras pessoas que utilizam o mesmo veículo, desde que todos tenham instalado, em seus dispositivos móveis, o aplicativo”.

Já a impressão caseira do documento está disponível no Portal de Serviços do Denatran e no mesmo aplicativo (Carteira Digital de Trânsito). O documento contém um QRCode, por meio do qual autoridades podem conferir a validade da impressão.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE