Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Pets

Despedida: Boto é flagrado carregando filhote morto em Laguna

O comportamento de "despedida" é raro, segundo o Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS/Udesc).

NSCTotal
por  NSCTotal
30/09/2021 13:34 – atualizado há 2 anos
Continua depois da publicidadePublicidade

Um boto foi visto carregando o corpo de um filhote morto em Laguna, no Sul de SC na quarta-feira (29). O comportamento de "despedida" é raro, segundo o Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS/Udesc).

Foto: PMP-BS/Divulgação

Pescadores flagraram o ato e acionaram as equipes que fizeram o recolhimento da carcaça do animal junto com Polícia Militar Ambiental (PMA).

— É um comportamento de despedida, onde a mãe ou algum outro membro do grupo carregam o corpo do indivíduo morto por um ou mais dias. A última vez que algo parecido ocorreu em Laguna foi em dezembro de 2018. O primeiro registro foi no ano de 1994 em circunstâncias muito semelhantes — informou o projeto.

Foto: PMP-BS/Divulgação

Conforme médicos veterinários, o filhote era um macho que estava com pelo menos um dia em decomposição. O boto que carregava o filhote, segundo as análises, seria a mãe do animal. Esse comportamento, de acordo com os especialistas, ocorre com várias espécies de golfinhos.

A equipe da Udesc, junto com a Polícia Militar Ambiental (PMA), recolheu o animal e o encaminhou para a Unidade de Estabilização de Fauna Marinha. Exames de necropsia devem identificar a causa da morte do animal.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE