Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Divulgação
Cidade

Desfile celebra beleza, autoestima, luta e alegria no Hospital Santa Terezinha

Nesta quinta-feira, 24 pessoas desfilaram, entre pacientes oncológicos, familiares e funcionários da Casa de Saúde.

Assessoria Prefeitura de Erechim
por  Assessoria Prefeitura de Erechim
19/10/2023 18:34 – atualizado há 40 segundos
Continua depois da publicidadePublicidade

Por mais um ano, um desfile para celebrar beleza, autoestima, luta e alegria, aconteceu na tarde desta quinta-feira (19), na Fundação Hospitalar Santa Terezinha de Erechim (FHSTE). A organização foi feita pela equipe da Unidade de Alta Complexidade em Oncologia (Unacom), e funcionários do hospital.

A atividade integrou as ações do Outubro Rosa e mostrou na passarela 24 mulheres e homens pacientes oncológicos, familiares e funcionários do Hospital Santa Terezinha. A empresária Lindanir Canello da loja Cali Modas, foi parceira de mais uma edição organizando os looks apresentados na passarela. 

“Há cinco anos quando eu fui convidada para participar da primeira edição eu vim como loja. Hoje eu estou aqui como filha de uma mãe que está passando pelo câncer, como mulher incentivando outras mulheres ao autocuidado. É um grande evento e a cada ano se multiplica”, destacou Lindanir.

Superação e autoestima

O mecânico Rudi Von, de 46 anos, lembrou que no ano passado quando aconteceu o evento, ele estava em tratamento e não conseguiu participar. “Esse ano já me curei, Deus me abençoou e eu não tenho palavras pra equipe do hospital. Hoje é um desfile de superação”, destacou.

A Zitelca de Moraes, de 57 anos, que está em tratamento contra um câncer disse que não dormiu à noite de expectativa. “Esse convite foi a melhor coisa, porque as vezes eu fico depressiva, mas to adorando. Quando fui provar as roupas na Cali Modas me senti maravilhosa e satisfeita”, comentou.

O desfile, que devido a instabilidade do tempo não aconteceu na rua, ao lado do hospital nesse ano, mas foi realizado no Espaço Santa, no Centro Clínico ao lado da Casa de Saúde, emocionou à todos presentes.

Prevenção

A iniciativa do Hospital Santa Terezinha é também um convite para a sociedade se vestir com aquele que é o principal papel no cuidado pessoal com a saúde: a prevenção. A diretora financeira do Hospital Santa Terezinha, Camila Costanzi Amaral, parabenizou todos envolvidos na iniciativa. “Esse é um momento muito bonito para nós do hospital, é um momento de lembrarmos do cuidado com o próximo, da autoestima, mas também um alerta de prevenção”, destacou.

O vice-prefeito de Erechim, Flávio Tirello, também enfatizou a importância da ação. “Ver pacientes, ex-pacientes, familiares e os funcionários do hospital unidos mostra o quanto é importante cada um no tratamento e principalmente a união. Essa força que se compartilha se multiplica. Esse é um grande evento de valorização da vida”, destacou o vice-prefeito.

O evento foi encerrado pela psicóloga clínica da FHSTE, Luana Fontanella, com a frase da Suzana Frare como inspiração: Assim como as borboletas, eu abraço minhas metamorfoses, eu aceito minhas transformações.


PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE