Desenrola Fies 2026: renegociação de dívidas pode ser feita até 16 de setembro

Programa oferece descontos e condições facilitadas para estudantes com contratos antigos do Fies; adesão deve ser feita pelo Banco do Brasil ou pela Caixa.

Por Redação/Agência Brasil Publicado em há 4 horas

Estudantes com dívidas do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) têm até 16 de setembro de 2026 para aderir ao Desenrola Fies 2026, que oferece descontos e condições facilitadas para a quitação dos débitos.

A renegociação deve ser feita diretamente com o Banco do Brasil ou a Caixa, instituições responsáveis pelos contratos, por meio de seus canais digitais. As condições variam conforme a situação de cada financiamento.

Podem participar estudantes com contratos firmados até 2017 que estavam na fase de amortização em 4 de maio de 2026, tanto adimplentes quanto inadimplentes. Também estão incluídos aqueles com o nome inscrito em cadastros de inadimplentes por causa do Fies. Após a formalização do acordo e o pagamento da entrada, a restrição pode ser retirada.

Não podem aderir estudantes com contratos firmados a partir de 1º de janeiro de 2018 nem aqueles que ainda estão nas fases de utilização do financiamento ou de carência.