Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Divulgação
Segurança

Desembargadoras da Bahia são presas pela Polícia Federal em operação contra a venda de sentenças

O esquema consistia na legalização de terras griladas no Oeste do Estado.

Assessoria/Polícia Federal
por  Assessoria/Polícia Federal
14/12/2020 16:24 – atualizado há 3 anos
Continua depois da publicidadePublicidade

Duas desembargadoras do TJ-BA (Tribunal de Justiça da Bahia) foram alvo de mandados de prisão temporária durante a Operação Faroeste, deflagrada pela PF (Polícia Federal) na manhã desta segunda-feira (14) para combater um esquema de venda de decisões judiciais no Estado.

Outros alvos da ação são o secretário de Segurança Pública da Bahia, Maurício Barbosa, e a chefe de gabinete da pasta, delegada Gabriela Caldas Rosa de Macêdo. Barbosa ficará afastado do cargo por um ano. Gabriela também foi afastada da função.

Por meio de nota, o governo do Estado disse que irá cumprir a decisão judicial e que aguarda as informações oficiais do processo em curso para tomar as medidas cabíveis.

A investigação aponta a existência de um esquema de venda de decisões judiciais por juízes e desembargadores da Bahia, com a participação de membros de outros Poderes, que operavam a blindagem institucional da fraude.

O esquema, segundo a denúncia, consistia na legalização de terras griladas no Oeste do Estado. A organização criminosa investigada contava ainda com laranjas e empresas para dissimular os benefícios obtidos ilicitamente.

Há suspeitas de que a área objeto de grilagem supere os 360 mil hectares e de que o grupo envolvido na dinâmica ilícita tenha movimentado cifras bilionárias.

Os mandados de prisão temporária foram expedidos pelo ministro do STJ (Superior Tribunal de Justiça) Og Fernandes, após pedido da subprocuradora-geral da República, Lindôra Araújo. Os nomes das desembargadoras não foram divulgados.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE