Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Bombeiro chileno trabalha neste domingo no que sobrou do Jardim Botânico após um incêndio florestal em Viña del Mar. JAVIER TORRES/AFP/METSUL METEOROLOGIA
Segurança

Desastre histórico atinge o Chile com incêndios florestais gigantescos

O Chile foi atingido pelo que se denomina de uma tempestade de fogo.

Metsul
por  Metsul
04/02/2024 20:45 – atualizado há 19 dias
Continua depois da publicidadePublicidade

O Chile foi atingido pelo que se denomina de uma tempestade de fogo. De acordo com a classificação da NOAA, um incêndio florestal – ou vários incêndios florestais na mesma área – pode causar uma tempestade de fogo. Uma tempestade de fogo ocorre quando o calor de um incêndio cria seu próprio sistema de vento. Este fenômeno pode levar a efeitos meteorológicos extremamente perigosos.

Numa tempestade de fogo, que somente ocorre em grandes incêndios florestais, à medida que o calor do fogo original absorve cada vez mais o ar circundante, uma corrente de vento ascende na atmosfera com fortes rajadas de vento direcionadas ao redor do fogo, aumentando as chamas.

Pelo terceiro dia, o Chile combatia neste domingo os incêndios florestais mais mortíferos da sua história recente, com vários pontos ardendo. Os incêndios florestais sem precedentes que atingiam a região de Valparaíso, no centro do Chile, já deixaram 99 mortos, informou neste domingo o Serviço Médico Legal. Há centenas de desaparecidos. 

JAVIER TORRES/AFP/METSUL METEOROLOGIA

Na cidade de Viña del Mar, também na região central de Valparaíso, as vítimas ficam sem teto e procuram vizinhos e animais de estimação em ruas cheias de escombros queimados. A prefeita local afirma que há quase 400 desaparecidos na cidade.Viña del Mar, 120 km a Noroeste de Santiago, foi uma das áreas mais atingidas pelos piores incêndios florestais que o Chile sofreu na sua história recente

No terceiro dia da crise dos incêndios, o foco está em Las Tablas, o mais importante foco de chamas no entorno de Valparaíso, que ainda está ativo e “cobre um perímetro de 80 km”, disse Tohá. Em toda a região, conhecida pelas praias turísticas e pela produção de vinho, bombeiros, 1.300 militares e voluntários civis estão destacados para ajudar no combate às chamas, mas também às vítimas que perderam tudo. 

JAVIER TORRES/AFP/METSUL METEOROLOGIA 

Na última década, multiplicaram-se no Chile episódios de mega incêndios florestais relacionados com condições meteorológicas extremas, altas temperaturas, uma seca prolongada, construção de casas em locais não licenciados e uma grande percentagem devido à negligência humana. 

Uma onda de calor com temperaturas máximas recordes assola atualmente o Cone Sul da América do Sul, onde o fenômeno climático natural El Niño é agravado pelo aquecimento global causado pela atividade humana, segundo especialistas. A mesma região do desastre de agora enfrentou incêndios catastróficos em 2014, descritos como menores que os atuais.

JAVIER TORRES/AFP/METSUL METEOROLOGIA

As áreas mais afetadas ficam perto das praias do Pacífico, 80 e 120 km a Noroeste de Santiago, onde operam empresas vinícolas, agrícolas e madeireiras. A região recebe nesta época do ano um grande número de turistas. Os fortes ventos levam as chamas para fábricas e estabelecimentos comerciais.

Leia a matéria completa publicada pela Metsul:  https://metsul.com/tempestade-... .

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE