Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Divulgação
Política

Deputados aprovam pedido de afastamento do secretário da Saúde de SC por compra milionária

O documento fala em "atos ilícitos" relacionados à compra de 200 respiradores por R$ 33 milhões, com dispensa de licitação e pagamento antecipado.

NSCTotal
por  NSCTotal
29/04/2020 17:35 – atualizado há 3 anos
Continua depois da publicidadePublicidade

A Comissão Especial da Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc), que fiscaliza as ações relacionadas à pandemia do novo coronavírus, aprovou nesta quarta-feira (29) um requerimento em que pede ao governador Carlos Moisés (PSL) o imediato afastamento do secretário de Estado da Saúde, Helton Zeferino. O documento fala em "atos ilícitos" relacionados à compra de 200 respiradores por R$ 33 milhões, com dispensa de licitação e pagamento antecipado.

A aquisição foi denunciada na terça-feira (28) em reportagem do site The Intercept Brasil, que apontou suspeitas de irregularidades na compra. Nesta quarta, o governador fez um pronunciamento on-line, em que disse estranhar que o pagamento tenha sido feito de forma antecipada - fora do padrão na administração pública.

O caso é apurado em duas sindicâncias pela Secretaria de Estado da Saúde - uma investiga os fatos relatados pela reportagem, e outra revisa todas as compras relacionadas ao período da pandemia de coronavírus.

As denúncias também são alvo de um inquérito da Polícia Civil e de uma auditoria da Controladoria-Geral do Estado.

Assinam o requerimento os deputados Marcos Vieira, que preside a comissão, Ada de Luca, Volnei Weber, Bruno Souza, José Milton Scheffer, Luciane Carminatti, Marcius Machado, Milton Hobus e Sargento Lima.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE