Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Cidade

Deputado Paparico solicita reinstalação da Frente Parlamentar em Defesa das Apaes

Requerimento para reinstalação da frente parlamentar foi encaminhado ao presidente da Assembleia Legislativa, Vilmar Zanchin.

Irineu Fontela
por  Irineu Fontela
10/02/2023 13:15 – atualizado há 1 ano
Continua depois da publicidadePublicidade

O requerimento para reinstalação da Frente Parlamentar em Defesa das Associações de Pais e Amigos dos Excepcionais foi protocolado pelo deputado Paparico Bacchi (PL), nesta quinta-feira (9). Com base na Resolução de Mesa (nº 1.319/15), os parlamentares signatários iniciativa formalizaram o pedido à Mesa Diretora da Assembleia Legislativa, presidida pelo deputado Vilmar Zanchin (MDB), que deve colocar o assunto em pauta para apreciação do colegiado na próxima terça-feira (14), durante a reunião de líderes.

Foto: Irineu Fontela

Isabela Cristina, filha do deputado Paparico Bacchi, que nasceu com Síndrome de Down e Autismo, é a grande inspiradora da iniciativa precursora realizada em 2020. Reeleito nas eleições de 2022, Paparico solicitou a reinstalação para continuidade dos trabalhos da frente parlamentar durante o segundo mandato. “Precisamos continuar promovendo o debate e reivindicando iniciativas que estimulem as necessárias políticas públicas para garantir dignidade, saúde e qualidade de vida às pessoas com necessidades especiais”, salienta o deputado Paparico Bacchi.

Desde que lançou a iniciativa, até o final do primeiro mandato, Paparico Bacchi é o único deputado estadual que indicou R$ 1,5 milhão da sua quota de emendas parlamentares para investimento nos projetos apaeanos.

Apoio da Federação das Apaes

O presidente da Federação das Apaes do Rio Grande do Sul, Afonso Tochetto, se reuniu com o deputado Paparico Bacchi no início da semana para destacar a importância da continuidade da frente parlamentar. “O deputado Paparico Bacchi é nosso grande aliado. Precisamos dar continuidade aos expressivos avanços que consolidamos em dois anos de trabalho da frente parlamentar. Paparico Bacchi não é somente um amigo apaeano – é pai de uma jovem com necessidades especiais e traz ao exercício do mandato sua experiência familiar”, destaca Tochetto.

Fato histórico

Pela primeira vez desde a criação da Federação das Apaes do RS, em 1993, a instituição receberá recursos da bancada gaúcha no Congresso Nacional, composta por 31 deputados federais e 3 senadores. Por meio de emenda coletiva, foram indicados R$ 18,9 milhões no Orçamento-Geral da União de 2023.

Após o primeiro seminário das Apaes, que reuniu cerca de 600 pessoas do movimento apaeano no Teatro Dante Barone, em maio de 2022, o deputado Paparico Bacchi e a Federação das Apaes destacaram as principais necessidades das 206 Apaes em atividade no RS para solicitar o apoio federal à instituição.

Apoio

Além do deputado Paparico Bacchi, assinaram o requerimento de instalação os deputados Luiz Marenco, Delegado Zucco, Sergio Peres, Gerson Burmann, Joel Wilhelm, Neri o Carteiro, Elton Weber, Airton Lima, Gaúcho da Geral, Rodrigo Lorenzoni, Silvana Covatti, Claudio Branchieri, Carlos Búrigo, Delegada Nadine, Elizandro Sabino, Eliana Bayer, Thiago Duarte, Kelly Moraes e Gustavo Victorino.


PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE