Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Foto: Celso Bender
Política

Deputado Paparico Bacchi reafirma o compromisso com as Apaes

Proposto pela deputada Adriana Lara (PL), o trabalho da Federação das Apaes do RS foi homenageado no período do Grande Expediente da sessão plenária do parlamento gaúcho.

Irineu S. Fontela Filho
por  Irineu S. Fontela Filho
11/07/2023 21:32 – atualizado há 42 segundos
Continua depois da publicidadePublicidade

“Falar das Apaes, para todos nós, é algo muito caro. Porque é difícil controlar as emoções. Quando Deus nos dá de presente um filho especial, quem sabe dois, como no meu caso, a emoção fica mais forte”, destacou o deputado Paparico Bacchi nesta terça-feira (10), no Plenário 20 de Setembro, no período do Grande Expediente da sessão plenária – proposto pela deputada Adriana Lara (PL) em homenagem à Federação das Associações de Pais e Amigos dos Excepcionais do Rio Grande do Sul (Feapaes). Na ocasião, os avanços e desafios a serem enfrentados pelo direito à inclusão e combate ao preconceito centralizaram o discurso dos parlamentares presentes no ato.

Paparico Bacchi, presidente da Frente Parlamentar em Defesa das Apaes na Assembleia Legislativa – iniciativa pioneira implementada em 2020, parabenizou a iniciativa da correligionária do partido e ressaltou que o compromisso com as Apaes é muito grande. “Formamos a frente parlamentar com apoio de quase todos os deputados, pois entendemos que as Apaes são nossos anjos da guarda. O que seria dos pais e mães sem as Apaes? Nessas instituições os pais sabem que há amor, carinho e dedicação às pessoas com necessidades especiais”, afirmou o deputado.

No Grande Expediente, foi destaque o trabalho efetivo das Apaes - com seu papel de acolhimento e singular atividades baseadas na igualdade, combate a descriminação, habilitação, reabilitação, saúde, educação, moradia, trabalho e demais instrumentos que promovem a dignidade de todos, fortalecendo e fomentando a inclusão social. Segundo o IBGE, há no Brasil 17,2 milhões de pessoas com deficiência e no RS, há 206 Apaes em atividade, reunidas em 18 conselhos regionais que atendem mais de 60 mil pessoas diretamente, de acordo com a proponente da homenagem.

Primeira emenda de bancada na história da federação

Paparico Bacchi foi o único deputado estadual a indicar R$ 1,5 milhões da sua quota de emendas pessoais às Apaes e destacou a histórica conquista do movimento apaeano gaúcho. “Devemos realizar em breve o relançamento da Frente Parlamentar em Defesa das Apaes no parlamento gaúcho, destacando os quase R$ 20 milhões de emenda da bancada gaúcha no Congresso Nacional indicada à Federação das Apaes do RS. Com apoio do ex-coordenador da bancada gaúcha, deputado Giovani Cherini, que acolheu nossa reivindicação e trabalhou junto a todos os deputados federais e senadores gaúchos, foi garantido no Orçamento Geral da União esse expressivo recurso que vai fazer a diferença na vida de quem mais precisa”, salientou o deputado Paparico Bacchi durante o seu aparte.

Presenças

Participaram da homenagem a presidente da Federação das Apaes, Aracy Ledo; o diretor Financeiro da entidade, Unirio Bernardi; o presidente da Faders e ex-deputado estadual Marquinho Lang; presidentes de Apaes, entre elas, de Porto Alegre e Canoas, Marilda Cruz Nonnemacher e Dalva Marangoni Soares, além de representantes e integrantes de administrações Apaes; a conselheira do 1° Conselho das Apaes, Nara Lourdes de Souza Evaristo, vereadores, entre outros. Em apartes, também falaram os deputados Joel Wilhelm (PP), Pepe Vargas (PT), Pedro Pereira (PSDB), Eduardo Loureiro (PDT), Ronaldo Santini (Podemos), Eliana Bayer (Republicanos), Patrícia Alba (MDB) e Elton Weber (PSB).

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE