Deputado Paparico Bacchi manifesta apoio à construção de Porto Seco em Erechim
Documento entregue ao prefeito Paulo Polis reforça a importância da infraestrutura para o desenvolvimento logístico e econômico do Norte do Rio Grande do Sul.
O prefeito de Erechim, Paulo Polis, recebeu nesta segunda-feira (10) o deputado estadual Paparico Bacchi, que entregou o Ofício de Manifestação de Apoio à construção de um Porto Seco no município. O documento expressa o compromisso do parlamentar com a pauta e destaca a relevância dessa infraestrutura para impulsionar o desenvolvimento econômico da região norte do Rio Grande do Sul.
O ofício, protocolado também junto ao Ministério da Agricultura e Pecuária, ressalta que Erechim reúne as condições ideais para sediar um Porto Seco, devido à sua localização estratégica, estrutura industrial consolidada e potencial de crescimento. Atualmente, o Brasil possui cerca de 66 portos secos em 21 estados, mas o Norte Gaúcho ainda não conta com um terminal desse tipo, o que reduz a competitividade das empresas locais e eleva os custos logísticos.

O prefeito Paulo Polis agradeceu o apoio do deputado, afirmando que articulações como essa são essenciais para transformar o projeto em realidade.
“A implantação de um Porto Seco em Erechim pode fortalecer a competitividade da nossa economia, reduzir custos logísticos e gerar novas oportunidades de emprego e investimento, conectando ainda mais nossos Distritos Industriais e nossa região. É uma demanda que parte da iniciativa privada e que conta com total apoio da Administração Municipal”, destacou o prefeito.
Entenda o que é um Porto Seco
Também conhecido como Estação Aduaneira do Interior (EADI), o Porto Seco é uma estrutura alfandegada localizada fora dos portos marítimos, onde é possível realizar desembaraço aduaneiro, armazenamento, movimentação e distribuição de cargas de importação e exportação.
Na prática, funciona como um porto terrestre, permitindo que as empresas façam todo o processo de importação e exportação diretamente em Erechim, sem precisar deslocar mercadorias até o Porto de Rio Grande, distante mais de 600 quilômetros.
Desenvolvimento e integração regional
A proposta do Porto Seco está alinhada a um conjunto de investimentos estruturantes planejados e executados pela Prefeitura, como o Distrito Industrial Irani Jaime Farina, o novo Distrito Giácomo Madalozzo, o Corredor do Desenvolvimento e o futuro Distrito Industrial de Micro e Pequenas Empresas.
Essas áreas formam um ecossistema produtivo integrado, que poderá ser diretamente beneficiado pela instalação do Porto Seco, facilitando o escoamento da produção e atraindo novas empresas para o município.
Em seu ofício, o deputado Paparico Bacchi destacou que o projeto representa
“um marco para o desenvolvimento sustentável do Norte Gaúcho, promovendo eficiência, integração logística e ampliação da inserção dos produtos regionais nos mercados nacional e internacional”.