Deputado Adão Pretto Filho promove caravana a Brasília em busca de recursos federais para o Alto Uruguai
A terceira edição da Caravana de Prefeitos e Vereadores a Brasília, reuniu representantes de cerca de 50 municípios gaúchos em uma intensa agenda na capital federal, incluindo importantes lideranças do Alto Uruguai.
A terceira edição da Caravana de Prefeitos e Vereadores a Brasília, promovida pelo deputado estadual Adão Pretto Filho (PT), reuniu representantes de cerca de 50 municípios gaúchos em uma intensa agenda na capital federal, incluindo importantes lideranças do Alto Uruguai: Aratiba, Jacutinga, Benjamim Constant do Sul, Itatiba do Sul, Marcelino Ramos, Ponte Preta, Erval Grande, Áurea, Centenário e Mariano Moro.

O principal foco da comitiva foi estreitar o diálogo com o governo federal e buscar investimentos para áreas como saúde, infraestrutura, agricultura, habitação e educação. Um destaque especial foi o apoio da bancada estadual e federal do PT ao projeto da Transbrasiliana 153, especialmente o trecho de 68 km entre Erechim e Palmeira das Missões, que ainda não possui pavimentação. Para a comunidade regional, este é um sonho de 50 anos, e a articulação busca garantir que o projeto seja selecionado para receber recursos federais.
Durante a agenda, os participantes também estiveram na Conab, recebidos pelo presidente Edegar Pretto, tratando de políticas para a agricultura familiar, segurança alimentar e ampliação das compras públicas de alimentos locais, como o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA).
“Esta caravana aproxima os municípios do governo federal, abrindo caminhos para que regiões mais distantes, como o Alto Uruguai, tenham acesso às políticas públicas e aos investimentos que vão transformar a vida das comunidades”, destacou Adão Pretto Filho.
Ao longo de três dias, prefeitos, vices, vereadores e secretários municipais visitaram ministérios como Cidades, Agricultura, Desenvolvimento Social, Saúde, Educação e Esportes, apresentando demandas e projetos para destravar recursos federais e fortalecer o desenvolvimento regional.