Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Divulgação/Rádio Rural
Santa Catarina

Dengue pode ter sido causa de óbito em Concórdia

Secretaria da Saúde do município realizou mutirão com mais de 800 residências vistoriadas

Ederson Vilas Boas/Rádio Rural
por  Ederson Vilas Boas/Rádio Rural
09/05/2023 09:39 – atualizado há 1 mês
Continua depois da publicidadePublicidade

Um assunto que preocupa as equipes de saúde é que a Diretoria de Vigilância Epidemiológica do Estado está investigando um outro óbito em Concórdia que pode ter sido provocado pela Dengue.

Conforme a secretaria de Saúde do município, a informação foi confirmada no boletim semanal divulgado nos últimos dias pela DIVE Estadual. 

Segundo o órgão de saúde, que ainda trata a situação como suspeita, a vítima seria uma idosa de 74 anos, falecida no último dia 22 de abril e o óbito está sendo tratado como suspeito por Dengue. Não tem uma data específica para que resultado seja encaminhado, mas as equipes de saúde de Concórdia acreditam que deva ser nos próximos dias.

Já em relação ao trabalho de combate à doença que está sendo feito no município, no último sábado (6), no Centro Comunitário do bairro Liberdade, as equipes formadas por agentes de fiscalização, servidores e voluntários, se concentraram para iniciar mais um mutirão contra a dengue naquele bairro e também no São Miguel. Cerca de 120 participantes percorreram as ruas e vistoriaram aproximadamente 800 imóveis, entre residências e terrenos baldios.

O coordenador do grupo de trabalho da dengue, Leandro Zorzan destaca que foram constatados muitos focos do mosquito nas residências, em recipientes e resíduos que acumulam água da chuva. Em todos os casos, os criadouros foram eliminados e os resíduos devidamente descartados. Também foram vistoriadas as calhas, cisternas, piscinas e demais locais que favorecem a proliferação do mosquito.

Zorzan comenta que foram registradas 15 autuações, que estabelece prazo de 48h para que os proprietários façam as devidas adequações, ou então sejam multados.

Ainda em relação aos bairros Liberdade e São Miguel, a região escolhida apresenta alto índice de casos positivos da dengue. 

Esse é o segundo mutirão realizado em 2023, que visa combater os focos do mosquito, especialmente nas áreas mais afetadas pela doença, bem como conscientizar a população sobre a importância da limpeza de pátios e terrenos e, também, sobre o cronograma de coleta de lixo (resíduos orgânicos, recicláveis e volumosos).

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE