Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Segurança

Delegacia adota cachorro resgatado de casa com mais 11 em situação de maus-tratos

Ele ficará na casa de uma policial durante o tratamento e deve passar a viver na delegacia a partir da semana que vem.

GZH
por  GZH
22/02/2020 09:01 – atualizado há 3 anos
Continua depois da publicidadePublicidade

Policiais da delegacia de Imbé decidiram adotar um dos cães resgatados de uma residência na manhã desta sexta-feira (21), no Litoral Norte. No local, cinco cachorros foram encontrados mortos, congelados em um freezer, e outros 12 viviam sob maus-tratos na casa, no bairro Presidente.

Nesta sexta, o cachorrinho marrom escuro recebeu atendimento. Ele ficará na casa de uma policial durante o tratamento e deve passar a viver na delegacia a partir da semana que vem.

— Mesmo diante dessa situação, eles não são agressivos. Quando chegamos lá, pularam na gente, queriam brincar, receber carinho. Conversamos e resolvemos adotar. Escolhemos o mais machucado deles, para que tenha uma nova chance — conta o delegado Antônio Carlos Ractz Junior.

Os demais animais resgatados serão acolhidos em lar temporário e encaminhados à adoção, segundo a polícia.

Nesta sexta, policiais cumpriram mandados de busca e apreensão na residência e descobriram os cinco cães congelados e um passarinho. Outros 12 cães foram encontrados na casa e viviam sob maus-tratos, sem água e sem comida, de acordo com Ractz.

Durante a manhã, o homem não foi encontrado no imóvel. Depois, a polícia fez contato com o aposentado, que se apresentou na delegacia. Em depoimento, ele afirmou que os cães eram bem tratados e que os animais mortos haviam sido envenenados:

— Ele disse que os cachorros morreram depois de serem envenenados e que ele os guardava porque queria fazer autópsia neles. Mas é uma versão que não procede. Ainda estamos aguardando os laudos (dos animais), mas acreditamos que, para não chamar a atenção, ele congelou os cães que morreram na casa.

Segundo Ractz, a análise inicial da veterinária indica que os cães morreram porque estavam desnutridos.

A polícia chegou ao local após denúncias dos vizinhos, que reclamavam do cheiro do local. A operação contou com o apoio da Aimpa, da Guarda Municipal e da Vigilância Sanitária do município.

O homem, que vivia sozinho na residência, foi ouvido e liberado. Ele será intimado a comparecer em audiência em Tramandaí nos próximos dias.

Conforme a polícia, ele deve ser indiciado por maus-tratos contra animais. O crime prevê pena de três meses a um ano de detenção, que poderá ser ampliada devido à morte dos cachorros.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE