Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Foto: Renan Luís Voievoda
Cidade

Delegação da AMAU mantém audiência na Secretaria Estadual de Saúde

Na pauta, recursos já anunciados, para os hospitais de pequeno porte da região e como será o financiamento dessas casas de saúde.

Divulgação
por  Divulgação
26/09/2023 21:55 – atualizado há 50 segundos
Continua depois da publicidadePublicidade

Delegação da AMAU esteve em audiência nesta segunda-feira, 25, em Porto Alegre com a secretária de Saúde do RS, Arita Bergmann. Na pauta, o andamento sobre a liberação de recursos para os hospitais de pequeno porte, que irá colocar valores consideráveis no Alto Uruguai, desafogando a Fundação Hospitalar Santa Terezinha.

O governo do RS, liberou R$ 30 milhões para estes hospitais, para valorizar as pequenas casas de saúde. E no Alto Uruguai, são quinze municípios que podem ser beneficiados com a recuperação de seus hospitais, reformas, ampliação e equipamentos.

A delegação da região foi representada pelos prefeitos Beto Bordin (Jacutinga), Leandro Puton (Gaurama), Irineu Fantin (Mariano Moro), vice-prefeito de Áurea, Alberto Roque Omizzolo; vice-prefeito de Itatiba do Sul, Célio Fiabani; secretário de Saúde de Erval Grande, Rodrigo dos Santos; secretária de Saúde de Jacutinga. Valdirene Fátima Ramme Foletto (presidente do Colegiado dos Secretários de Saúde da 16ª Região de Saúde); Secretário de Saúde de Áurea, Rudinei Reche; secretário de Saúde de Gaurama, Marlon Mazur; presidente do Hospital Beneficente São Leonardo de Três Arroios, Neimar Luiz Muller; o coordenador da 11ª Coordenadoria Regional de Saúde, Mário Ceron; coordenador técnico da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Profissional, Alencart Loch.

A delegação da AMAU reforçou com a secretária Arita, a importância da liberação dos alvarás para estes estabelecimentos de saúde poderem operar e acessarem os recursos disponibilizados pelo Estado.

Outro assunto debatido longamente, foi como se dará o financiamento destes hospitais de pequeno porte, para conseguirem manter as portas abertas e prestar um serviço de qualidade para a população regional.

Foto: Renan Luís Voievoda

De acordo com a secretária de Saúde, Arita Bergmann, o Estado irá garantir um suporte ainda maior nas demandas destes hospitais visando garantir a perenidade dos serviços com intuito de desafogar o hospital de referência SUS na região, que é o Santa Terezinha de Erechim.

Os 15 municípios do Alto Uruguai, que podem se habilitar pelos recursos são: Aratiba, Áurea, Benjamin Constant do Sul, Erval Grande, Mariano Moro, Três Arroios, Campinas do Sul, Jacutinga, Gaurama, Estação, São Valentim, Severiano de Almeida, Marcelino Ramos, Viadutos e Itatiba do Sul.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE