Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Cidade

Definida empresa para construção do Plano de Mobilidade Urbana de Erechim

A empresa vai iniciar os estudos no mês que vem e tem 10 meses de prazo para entrega do trabalho

Ascom Prefeitura de Erechim
por  Ascom Prefeitura de Erechim
31/03/2022 15:58 – atualizado há 2 anos
Continua depois da publicidadePublicidade

A Prefeitura de Erechim, por meio da Secretaria de Planejamento, informa que a empresa GO Soluções em Projetos foi a vencedora do processo licitatório para construção do Plano de Mobilidade Urbana Sustentável do município. A empresa vai iniciar os estudos no mês que vem e tem 10 meses de prazo para entrega do trabalho. O prefeito de Erechim, Paulo Polis, ressalta que este projeto é mais uma iniciativa do poder público que prioriza o bem-estar da população e planeja o futuro de Erechim.

De acordo com o secretário adjunto de Planejamento de Erechim, Airton Pereira da Silva, essa é uma excelente notícia para Erechim, já que ele vem se empenhando há meses na concretização deste plano, que envolve projetos para modernizar, mas muito mais, humanizar toda a estrutura da cidade, tornando o município mais atrativo, seguro, melhor para viver. E pelo aspecto legal, comenta Airton, o plano é também uma adequação à lei federal 12.587/2012.

Ele explica que o Plano de Mobilidade tem como objetivo integrar as diferentes formas de deslocamentos dentro da cidade, com mais eficiência. “Criar alternativas tecnológicas com sustentabilidade e minimizar os impactos ambientais”, observa.

Etapas e participação

Segundo Airton, é importante lembrar que a comunidade, entidades, empresas, vão poder participar, colaborar, com o processo de construção do plano, em três audiências públicas.

Já com relação às etapas, o secretário adjunto comenta que a primeira terá mobilização e levantamento de informações; a segunda, diagnóstico e prognóstico; terceira, diretrizes e propostas; quarta e última, consolidação do Plano de Mobilidade Urbana.

Investimento e propostas

O investimento para efetivar o estudo da Prefeitura de Erechim, via Secretaria de Planejamento, será de R$ 568.814,00 e vai envolver, por exemplo, grandes projetos, como atualização do sistema de transporte coletivo, estudos sobre ciclovias/ciclofaixas e um inventário de todo o sistema viário.

Projeto complexo

No entanto, o secretário adjunto Airton ressalta que este é um trabalho complexo, porque está ligado a toda infraestrutura de Erechim, que tem 71,17 quilômetros quadrados de área urbana, e área total de 429,17 quilômetros quadrados.

Mais qualidade de vida

“São vários os benefícios do Plano de Mobilidade e todos envolvem sustentabilidade econômica, social e ambiental”, afirma o secretário adjunto Airton, que acrescenta, “mas principalmente, o maior deles é uma cidade melhor para se viver”.

Próxima fase

Depois que o Plano de Mobilidade for entregue, aí se entra numa nova etapa, que será a elaboração dos projetos para executar as propostas dos estudos, que vai levar em conta a situação atual do município, cenários futuros de curto prazo (2 anos), médio (6 anos) e longo prazo (10 anos).

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE