Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Divulgação
Cidade

Defesa Civil recebeu importante reforço para amenizar a estiagem no Alto Uruguai

Caixas d’água de 5 mil litros, repassadas pela Câmara de vereadores de Erechim serão emprestadas à agricultores para o armazenamento de água

Ascom Prefeitura de Erechim
por  Ascom Prefeitura de Erechim
04/02/2022 09:51 – atualizado há 1 ano
Continua depois da publicidadePublicidade

As chuvas recentes não são suficientes para fazer frente a estiagem que atinge o município de Erechim, sendo uma das piores dos últimos anos. A falta de água é tão intensa que secou poços, córregos, fontes de água, comprometendo o abastecimento de muitas famílias no meio rural, assim como dos animais dessas propriedades.

O coordenador da Defesa Civil de Erechim, Ronaldo Manica, afirma que a seca atual é a terceira em sequência, isto é, nos últimos três anos o município de Erechim vem sofrendo com a falta de água, as baixas precipitações. Com isso, os mananciais, as reservas subterrâneas de água, foram diminuindo, situação que se agravou com atual estiagem.

Para atender essa demanda, e não deixar ninguém passando necessidade, o coordenador da Defesa Civil de Erechim, Ronaldo Manica, afirma que, diariamente, cerca de 150 mil litros de água são transportados para as comunidades no interior, pela Defesa Civil, Secretaria de Obras e Agricultura de Erechim.

Além disso, comenta Manica, o combate à seca ganhou mais um reforço, já que a Câmara de Vereadores de Erechim repassou R$ 50 mil de sobras do orçamento para a Força Voluntária Alto Uruguai, que adquiriu 20 caixas d’água de 5 mil litros, que serão emprestadas para os agricultores armazenar água, já que a estiagem não dá tregua. “Essas caixas serão entregues para os produtores que não tem condições de comprar”, afirma.

O coordenador da Defesa Civil ressalta que as caixas de água não serão doadas, mas emprestadas aos agricultores e depois recolhidas posteriormente, quando não houver mais necessidade de utilização. “O objetivo é aumentar a capacidade de armazenamento de água nessas propriedades rurais, e assim ampliar a circulação dos caminhões-pipas, fazer mais entregas para famílias que também estão precisando de água”, disse.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE