Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Santa Catarina

Defesa Civil de SC faz alerta para frio recorde nos próximos dias

Ingresso de uma forte massa de ar polar deve trazer temperaturas abaixo de 0°C em Santa Catarina.

Rádio Rural
por  Rádio Rural
18/07/2021 20:27 – atualizado há 2 anos
Continua depois da publicidadePublicidade

Depois da sequência de dias com temperaturas agradáveis em Santa Catarina, o frio intenso que abriu o inverno e trouxe até neve para o Estado está de volta.

Nos próximos dias, o ingresso de uma forte massa de ar polar deve trazer temperaturas recorde, conforme explicam os meteorologistas e alertas emitidos pela Defesa Civil.

De acordo com o meteorologista Piter Scheuer, o indicativo é de frio intenso principalmente entre o domingo (18) e a próxima quinta-feira (22).

Segundo o profissional, os dias terão tempo firme e sol, e o Estado deve contar com a formação de geada ampla e até severa em áreas de Santa Catarina, com destaque para Oeste, Meio-Oeste, Serra e Planaltos.

Nessas localidades as mínimas devem permanecer abaixo de 0ºC, aponta Scheuer. A Epagri/Ciram apresenta números que mostram que a temperatura já começou a cair.

Urupema, por exemplo, teve a marca mais baixa, com 3,46ºC. Bom Jardim da Serra e São Joaquim também não passaram dos 4ºC.

“É uma massa fria e seca, que vai trazer frio intenso com temperaturas até mais baixas que da última vez”, destaca a meteorologista Gilsânia Cruz.

Alertas da Defesa Civil

O frio será mais rigoroso no amanhecer de segunda (19) e terça-feira (20). Nesse período, a previsão da Defesa Civil também indica temperaturas negativas entre o Oeste e os Planaltos. No Litoral, os termômetros devem ficar abaixo dos 5°C.

Além do frio, o Estado também terá mar agitado e fortes rajadas de vento, conforme aponta a Defesa Civil. Entre o domingo (18) e segunda-feira (19), o mar catarinense tem risco de ressaca, principalmente entre o Litoral Sul e a Grande Florianópolis. As ondas terão entre 2 e 2,5 metros de altura, com picos que podem chegar aos 3 metros.

No mesmo período, o órgão alerta para a ocorrência de vento persistente decorrente de um ciclone no mar, posicionado entre Santa Catarina e o Rio Grande do Sul.

As rajadas podem chegar a até 70 km/h na parte entre toda a região litorânea até o Meio-Oeste catarinense. O risco é moderado para desastres associados ao vento intenso, de acordo com a Defesa Civil.

Vai ter neve de novo?

A Epagri/Ciram estuda as chances da neve voltar a ocorrer em Santa Catarina nessa nova massa de ar frio.

No entanto, para a meteorologista Gilsânia Cruz, a maior probabilidade é que a umidade não colabore para o fenômeno voltar a embelezar a paisagem catarinense.

Piter Scheuer explica que a nova massa de ar polar é tão forte quanto a que provocou a neve no Estado, mas a probabilidade de neve na ocasião anterior era muito maior. “Essa massa é mais seca e fria”, esclarece.

“Tem uma chance muito pequena de neve, que só vamos poder confirmar no dia. Mas as probabilidades são muito baixas, podemos dizer que é algo em torno de 2%”, afirma o meteorologista.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE