Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Rio Grande do Sul

Defesa Civil alerta para chuvas volumosas e risco de transbordamento de rios no RS

Segundo a Metsul, chuva extrema no RS e em SC será do mesmo tipo da que aconteceu em Petrópolis, no Rio de Janeiro

Correio do Povo/Metsul
por  Correio do Povo/Metsul
02/05/2022 16:46 – atualizado há 1 ano
Continua depois da publicidadePublicidade

A Defesa Civil emitiu um alerta para chuvas volumosas e risco de transbordamento de rios em quase todo o Rio Grande do Sul entre esta segunda e terça-feira. A orientação é ligar para os números 190 ou 193 em casos de emergência. O alerta vale para quase todas as áreas gaúchas, exceto para parte da metade Sul.

Foto: ACOM / Divulgação /CP

A MetSul Meteorologia também alertou para o cenário preocupante no Estado nos próximos dias. As principais áreas que devem registrar acumulado de chuvas são as regiões Nordeste e Norte, que abrangem Planalto Médio, Alto Uruguai, Serra, Litoral Norte e Aparados da Serra. Partes de Santa Catarina e do Paraná também podem ter grandes volumes de precipitações.

De acordo com a MetSul, o clima segue instável nesta segunda, terça, quarta e, em menores áreas, na quinta-feira. Um ciclone deve se formar sobre a região entre terça e quarta, o que não é comum nesta época do ano, ainda conforme a MetSul, e representa o período de maior risco. Há probabilidade de marcas extremas, entre 300 e 500 milímetros, ou seja, o que costuma chover em quatro a cinco meses em apenas uma semana.

Os rios que estão nestas regiões exigem atenção pelo potencial de cheia. Entre eles estão o Pelotas, Uruguai, Mampituba, das Antas, Caí, Taquari, Paranhana, Gravataí e Jacuí, assim como seus afluentes. Já o Guaíba também poderá enfrentar uma cheia, em razão da vazão excessiva destes rios. Por isso, os moradores das ilhas devem atentar para a alta probabilidade de alagamentos e inundações.

Há também possibilidade de desabamento de encostas e morros, afetando moradores destas áreas e podendo prejudicar o trânsito em rodovias. Destaque para a Rota do Sol, RS 122, BR 116 e BR 101, dentre outras. Além da chuva, pode ainda haver ventanias isoladas e ocorrência de granizo.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE