Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Rio Grande do Sul

Declaração de Saúde do Viajante volta a ser obrigatória nesta sexta

Anvisa suspendeu cobrança do formulário para quem entra no Brasil por instabilidades no sistema nesta quinta-feira (25).

Rádio Guaíba
por  Rádio Guaíba
25/11/2021 19:05 – atualizado há 2 anos
Continua depois da publicidadePublicidade

A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) retomará nesta sexta-feira a cobrança da DSV (Declaração de Saúde do Viajante) a todos os passageiros que embarcam do exterior para o Brasil. A exigência estava suspensa por uma instabilidade no sistema que processa o formulário, mas o problema foi resolvido.

“A agência destaca que já está procedendo à comunicação sobre o restabelecimento do sistema junto às companhias aéreas e às equipes da Anvisa nos aeroportos”, comunicou, em nota oficial.

Anteriormente, com a detecção do problema, a agência orientou as companhias aéreas a não realizar a cobrança antes do embarque dos passageiros.

A declaração está prevista na Portaria 658, de 5 de outubro de 2021, que regula a entrada de viajantes vindos de outros países. Entre as determinações está o preenchimento da DSV, junto à apresentação de um teste negativo para a Covid-19.

Os documentos são mostrados às empresas aéreas antes do embarque e são condições para permitir o seguimento da viagem. Ao preencher a declaração, o passageiro também se compromete a atender às medidas sanitárias adotadas no Brasil durante a estadia no país.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE