Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Raul Baretta / Santos FC / Divulgação CP
Esporte

De virada, Grêmio perde para o Santos na Vila Belmiro

Após falha de Ferreira, o tricolor gaúcho levou o segundo gol nos últimos minutos da partida. O placar ficou em 2 a 1 para os paulistas

Bernardo Bercht/Correio do Povo
por  Bernardo Bercht/Correio do Povo
20/08/2023 18:09 – atualizado há 46 segundos
Continua depois da publicidadePublicidade

O Grêmio jogou contra um dos piores times do Brasileirão e sofreu uma derrota na pura desatenção. O Tricolor fez uma partida letárgica e mesmo assim saiu na frente. Só que em falha bizarra de Ferreira, tomou a virada num contragolpe e escorrega mais para baixo no Brasileirão. Com o 2 a 1, cai para o quinto lugar com 33 pontos. O Santos se recupera e empata com o Bahia, primeiro time fora do rebaixamento, nos 21 pontos.

Agora, o Grêmio vai tentar a recuperação contra o Cruzeiro, no próximo domingo, na Arena. O Santos enfrenta o Atlético-MG, em Minas.

Agora, o Grêmio vai tentar a recuperação contra o Cruzeiro, no próximo domingo, na Arena. O Santos enfrenta o Atlético-MG, em Minas.

Até o nono minuto de partida, a bola só rolou na linha central do Santos. Até Mendoza ser lançado na esquerda. Ele puxou para dentro e tentou a batida colocada, assustou, mas saiu direto em tiro de meta.

Após mais um longo período improdutivo, que começou a impacientar a torcida na Vila Belmiro, enfim o Grêmio cutucou. Aos 18 Cristaldo fez boa combinação com Ferreira, que abriu para Bitello e buscou a tabela com Pepê. O volante saiu na cara do gol e tentou bater de primeira. Só que pegou fraco na bola para defesa de João Paulo.

Na resposta do Santos, o Grêmio levou sorte. Joaquim raspou de cabeça, cruzamento de bola parada. Marcos Leonardo fez o testaço com Grando já fora do lance, mas mandou para fora. Marcos Leonardo teve mais uma chance aos 25. Fez o pivô na área e girou para o chute. Reinaldo prensou e mandou para escanteio.

João Pedro Galvão finalmente apareceu aos 33 minutos. Fábio cruzou com perigo na área, JP enfiou a testa nela, passou tirando tinta do ângulo direito. O Tricolor seguiu na pressão e Ferreira recebeu na meia-lua de Pepê. Disparou o chute com endereço certo, mas a bola carimbou na marcação. Reinaldo ainda quase marcou um golaço aos 44. Fábio cruzou, sobrou rebote e ele emendou de primeira um chutaço, mas para fora.

A derradeira chance foi santista. Aos 48 min, Rodrigo Ely caiu sozinho e a bola sobrou para Marcos Leonardo. Livre para chutar, com o gol à disposição, ele decidiu passar para ninguém na marca penal e o Tricolor agradeceu o empate se manter no intervalo.

Se o Santos não aproveitou, o Grêmio foi às redes na arrancada do segundo tempo. Antes do ponteiro virar, Bitello recuperou cabeceio de JP Galvão na área, a zaga afastou. Cristaldo chegou batendo de primeira, com muita violência. A bola desviou e entrou no ângulo para o 1 a 0.

O Tricolor apertou a pressão e quase ampliou. Bitello de pé trocado serviu Pepê, que achou Ferreira na cara do gol. Ele chutou forte o goleirão afastou para escanteio em bela defesa. Bitello ainda perdeu chance ao receber na área. Tentou o drible e foi desarmado.

O Santos conseguiu se recompor e o Grêmio começou a perder o meio, principalmente no cansaço de Pepê. Aos 9, Joaquim recebeu na pequena área, num toque rápido e ficou na cara de Grando. O chute foi fraco, mas à queima-roupa. O goleiro agarrou.

Melhor a partir daí, o Santos pressionou até empatar. Soteldo entrou vaiado pela torcida, mas foi o autor da jogada redentora. Aos 17, recebeu no meio e deu passe primoroso para Marcos Leonardo. O atacante chutou cruzado, sem chances para Grando.

Em meio às dificuldades, Renato lançou Ronald e André nos lugares de Pepê e João Paulo Galvão. Depois, refez os três zagueiros com Gustavo Martins no lugar de Carballo.

Só que o campo era do Santos. Grando precisou salvar de novo. Em falta perigosa, Jean Lucas bateu colocado, rente ao poste direito. O goleiro voou bem para defender.

E a virada veio numa falha ridícula do Grêmio. Ferreira bobeou na esquerda e ficou esperando a bola sair. Só que Soteldo recuperou na linha e disparou livre. Ele viu a entrada de Julio Furch pela esquerda e fez a assistência. Sem goleiro, foi só cutucar para as redes no 2 a 1.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE