Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Política

Daniela Reinehr assume o governo de Santa Catarina após afastamento de Carlos Moisés

A partir da decisão do presidente do TJSC, Ricardo Roesler, o processo de impeachment contra Daniela foi arquivado

Nucom/PRF/ClicRDC
por  Nucom/PRF/ClicRDC
24/10/2020 11:30 – atualizado há 3 anos
Continua depois da publicidadePublicidade

A vice-governadora de Santa Catarina, Daniela Reinehr (sem partido), assume o governo do Estado de forma interina por 180 dias a partir de segunda-feira (26). A mudança aconteceu depois que o atual governador, Carlos Moisés (PSL), foi afastado na madrugada deste sábado (24).

Moisés é investigado por crime de responsabilidade após uma equiparação salarial entre procuradores do Estado ao dos procuradores da Assembleia Legislativa (Alesc) e pode sofrer impeachment. Outro processo contra ele, que envolve a aquisição de 200 respiradores no valor de R$33 milhões, também tramita na Alesc.

O afastamento temporário de Carlos Moisés, por 180 dias, foi definido em uma votação que iniciou na manhã de sexta-feira (23) e terminou no início da madrugada de sábado, por volta das 1h20. O tribunal de julgamento que definiu o afastamento foi composto por cinco deputados e cinco desembargadores do Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC). Ao todo, foram seis votos favoráveis ao andamento do processo de impeachment, contra quatro desfavoráveis.

Daniela foi isentada da responsabilidade no voto do deputado Sargento Lima (PSL). Coube então ao presidente do Tribunal de Justiça, Ricardo Roesler, o desempate que arquivou o processo contra ela.

A vice já havia assumido o cargo no início de 2020, quando Carlos Moisés estava de férias. Ela foi a primeira mulher da história a assumir o Governo de Santa Catarina. Daniela é natural de Maravilha, no Oeste de Santa Catarina, e já atuou em Chapecó na área de advocacia. Ela, que tem 43 anos, é  advogada, produtora rural e ex-policial militar.

Receba as notícias do AU em seu telefone. Use o link abaixo para fazer parte de um dos grupos de Whatts App do Portal Auonline.

https://chat.whatsapp.com/J9wa...

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE