Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Divulgação
Cidade

Cursos da Área da Saúde da URI participam da SIPAT do Master Supermercados

Orientações para prevenção e promoção da saúde dos colaboradores aconteceram durante o mês de julho.

Secom URI
por  Secom URI
28/06/2023 22:33 – atualizado há 6 segundos
Continua depois da publicidadePublicidade

Os cursos da área da saúde da URI participaram, durante o mês de junho, de atividades promovidas na SIPAT (Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho) do Master Supermercados de Erechim, realizando orientações para prevenção e promoção da saúde de seus colaboradores.

O Curso de Nutrição realizou avaliação nutricional e orientações sobre as escolhas inteligentes e saudáveis, para colaborar com o estilo de vida saudável e prevenir doenças crônicas não transmissíveis como Diabetes Mellitus tipo 2, doenças cardiovasculares e alguns tipos de câncer, que possuem como fatores de risco excesso de peso, aumento da circunferência abdominal e hábitos considerados não saudáveis relacionados à alimentação. Também convidou os colaboradores para participarem dos atendimentos gratuitos realizados à comunidade da região, na Clínica Escola de Nutrição, de forma individual, por meio de consultas agendadas no Ambulatório de Especialidades em Nutrição, localizado na URICEPP (Centro de Estágios e Práticas Profissionais).

Os Cursos de Farmácia e Biomedicina realizaram a tipagem sanguínea. O processo de identificação do grupo sanguíneo é uma informação imprescindível para diversas situações, principalmente em tratamentos, transfusões, doação de sangue e na gestação. No Brasil, apenas 1,8% da população é doadora de sangue e este tipo de atividade serve de motivação para a doação de sangue, pois o principal objetivo é salvar vidas.

O Curso de Educação Física realizou a aplicação de um questionário internacional de atividade física, para entender que tipos de atividade física as pessoas fazem como parte do seu dia a dia. Esse questionário foi desenvolvido pelo Centro Coordenador do IPAQ no Brasil, visando contribuir com informações pertinentes ao dia a dia das pessoas em relação à prática saudável de atividades físicas regulares.

O Curso de Enfermagem participou com orientações sobre métodos contraceptivos, possibilitando aos colaboradores visualizarem os tipos existentes, identificarem os disponibilizados nas Unidades Básicas de Saúde e receberem informações do método mais moderno chamado de Implanon, mais conhecido pelas mulheres como “Ship”. Ainda foi realizada uma conversa sobre o câncer de mama, apresentando fatores de risco, sinais e sintomas, exames de rastreamento para diagnóstico precoce.

Os participantes puderam manusear modelos de mamas normais e com alterações para perceberem as características que devem ser observadas no momento em que se tocarem em casa. Foi ressaltado a importância de toda a mulher e homem conhecer seu corpo, a forma, as características próprias das mamas e a necessidade de se tocar mensalmente. Identificando algo que não existia anteriormente devem procurar um serviço de saúde para serem avaliados.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE