Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Educação

Curso gratuito do Sesc Envolva-se ensina a produzir peças natalinas

Capacitação virtual busca proporcionar geração de renda a partir do artesanato sustentável

Assessoria
por  Assessoria
27/10/2021 13:43 – atualizado há 2 anos
Continua depois da publicidadePublicidade

O final do ano está próximo e com ele a oportunidade de garantir uma renda com a venda de peças decorativas alusivas ao Natal. Com essa proposta, o Programa Sesc Envolva-se abre as inscrições para mais uma edição do Curso de Macramê, desta vez com itens para enfeitar a casa na data. Serão 13 aulas virtuais nas tardes de segundas e quintas-feiras. A participação é gratuita e as inscrições podem ser feitas pelo site www.sesc-rs.com.br/acaosocial/... (aba Cursos), em qualquer momento do curso, pois as aulas, que começaram no dia 25 de outubro e vão até 09 de dezembro são gravadas.

Os encontros ocorrem por meio da plataforma Zoom, das 14h às 16h, e são guiados pela designer de moda Luciane Barth, que ensinará a técnica milenar a partir do uso de diferentes nós. Os participantes aprenderão a fazer guirlanda, pinheiro, bolas decorativas, flocos de neve, anjos, sinos e bengalas. Não é preciso ter conhecimento prévio sobre o macramê ou ter participado dos cursos anteriores.

O macramê consiste em tecelagem manual com o uso de nós para criação de peças. A proposta é ensinar a técnica para reduzir o desperdício, com o reaproveitamento de resíduos da indústria têxtil e abrir a possibilidade de geração de renda por meio do artesanato. Mais informações podem ser obtidas no Sesc Comunidade, pelo WhatsApp (51) 98608-5516.

Durante todo o ano de 2020, mesmo em meio à pandemia, o Sistema Fecomércio-RS/Sesc/Senac esteve como sempre bem próximo à comunidade gaúcha. Seguindo as recomendações das autoridades e mantendo os cuidados com a saúde de todos, os serviços continuaram sendo entregues e fizeram diferença na vida das pessoas. Para 2021, a entidade deseja que os gaúchos vistam seus melhores sorrisos e tenham esperança no novo ciclo. O portal www.pertodevc.com.br segue com programação on-line e gratuita em variadas áreas como: empreendedorismo, educação, esporte, saúde, cultura, lazer e ação social.

Peças de Natal em Macramê - Sesc Envolva-se

Datas: de 25/10 a 09/12, nas segundas e quintas-feiras

Horário: das 14h às 16h

Local: Plataforma Zoom

Inscrições: gratuitas pelo site www.sesc-rs.com.br/acaosocial/... (aba Cursos)

* A inscrição poderá ser feita em qualquer momento durante o curso, pois as aulas serão gravadas e enviadas aos participantes

Programação:

25/10 - Bolas vazadas

Serão confeccionadas duas bolas vazadas com o nó quadrado, nó corrente e acabamento com o nó de falcaça.

28/10 e 01/11 - Flocos de neve

Serão desenvolvidos três flocos de neve com os nós festonê, nó quadrado, nó quadrado alternado, nó quadrado invertido, nó corrente, nó borboleta e acabamento com o nó escondido.

04/11 - Bengala de Natal

Será desenvolvida uma bengala de enfeites com o nó de gaxeta e acabamento com o nó de falcaça.

08 e 11/11 - Anjo

Produção de um anjo com as asas de nó quadrado, corpo em fios, cabeça de fuxico e cabelos de fios.

18 e 22/11- Sino

Confecção de um sino com o nó festonê.

25, 29/11 e 2/12 - Painel pinheiro de Natal

Será produzido um painel de pinheiro com estrela utilizando o nó quadrado, para as bolinhas será feito o nó pipoca ou macadâmia e para o tronco o nó festonê vertical.

6 e 9/12 - Guirlanda decorada com bolinhas e pinheirinho

Confecção de guirlanda e pinheirinho com o nó quadrado, bolinhas em nó de macadâmia e acabamento nos nós de falcaça e folha.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE