Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Cidade

Curso de Enfermagem da URI promove ações de saúde no centro de Erechim

Iniciativa pretende orientar as pessoas sobre os procedimentos corretos.

Secom URI
por  Secom URI
13/11/2023 08:33 – atualizado há 29 segundos
Continua depois da publicidadePublicidade

As orientações básicas sobre primeiros socorros são importantes para toda a população, não somente para profissionais da saúde. Pensando nisto, o Curso de Enfermagem da URI, por meio dos acadêmicos das turmas 2020 e 2023, irá prestar algumas orientações básicas sobre o atendimento em caso de convulsão, desmaio e engasgo para os lojistas associados à CDL e para as pessoas que tiverem interesse. O evento será realizado na Avenida Maurício Cardoso, em frente à Pittol Calçados, no dia 25 de novembro, das 9h às 12h.

A iniciativa faz parte do Projeto Integrador desenvolvido pelo Curso, que tem como meta transformar o aluno em agente de seu próprio desenvolvimento e formação. Além disso, as atividades irão mostrar que o enfermeiro está capacitado para atuar na prevenção, promoção, recuperação e reabilitação da saúde humana. As ações terão a participação dos professores orientadores Cibele Sandri Manfredini, Deivid Levinski, Paula Dallagnol e Rafael Antônio Narzetti.

Esta é mais uma iniciativa do Curso de Enfermagem que vem desenvolvendo ações direcionadas à prevenção de acidentes e orientações em situações de urgência para diferentes públicos, uma vez que a população em geral não tem informações corretas de como agir em momentos de intercorrências comuns na saúde. O foco desta observação serão os lojistas que estão sempre dispostos a ajudar seus clientes e mesmo pessoas que passam por seus estabelecimentos e que, muitas vezes, precisam de um atendimento correto.

A proposta deste projeto surgiu após ser vivenciada uma situação em que uma mulher apresentou uma convulsão com queda na rua e as pessoas ficaram sem saber o que fazer. Os cuidados imediatos prestados a qualquer pessoa que for vítima de um acidente ou mal súbito, são conhecidos como cuidados de primeiros socorros. Ao ser identificada uma situação de urgência, aqueles que se propuserem a realizar ações de primeiros socorros devem saber como fazer contato com os serviços de emergência, manter-se calmo, mostrar confiança, aplicar os cuidados necessários somente se tiver conhecimento a respeito, impedir que outras pessoas interfiram e não transportar o acidentado.

Divulgação

Asfixia e engasgo

A asfixia tem como característica a obstrução total ou parcial das vias aéreas, geralmente ocasionada pela presença de corpos estranhos, denominada obstrução das vias aéreas por corpos estranhos, geralmente presos na laringe ou traqueia. Esse tipo de evento possui potencial mortal, uma vez que a falta de oxigenação e a ausência das funções respiratórias, resultam em graves danos.

Desmaio

O desmaio consiste na perda súbita de consciência. Pode ser considerado sintoma de alguma doença ou então um reflexo do próprio organismo. Os desmaios ocorrem normalmente quando há uma diminuição do fluxo sanguíneo para o cérebro.

Convulsão

A convulsão acontece quando há uma alteração na geração de impulsos elétricos realizados pelos neurônios. As crises convulsivas podem estar relacionadas a processos fisiológicos e patológicos, emocionais e hormonais. Algumas situações que podem provocar crises convulsivas são o consumo de álcool e drogas em excesso, desidratação grave, febre, infecções, traumas na cabeça, tumores cerebrais, entre outras. Dura aproximadamente um minuto e quando a vítima retoma a consciência está confuso e não sabe o que aconteceu.

Caso chova, a atividade será desenvolvida dentro das lojas conveniadas ao CDL e que autorizarem a atividade.


PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE