Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Agro

Cultivo e manejo de citros são temas de Tarde de Campo

Tardes de Campo foram realizadas nos municípios de Marcelino Ramos e Mariano Moro na semana passada (10 e 11/11).

Terezinha Vilk/Emater/RS
por  Terezinha Vilk/Emater/RS
16/11/2021 20:09 – atualizado há 2 anos
Continua depois da publicidadePublicidade

Orientações técnicas de cultivo e manejo de cobertura de solo na área de Citricultura foram abordados em Tardes de Campo realizadas nos municípios de Marcelino Ramos e Mariano Moro na semana passada (10 e 11/11), envolvendo as cooperativas da Agricultura Familiar de Marcelino Ramos (Cocel), dos Produtores Agropecuários de Mariano Moro (Cooperbemm) e Cooperativa Central de Comercialização da Agricultura Familiar de Economia Solidaria (Cecafes).

Foto: Ivonir Biesek/Emater/RS-Ascar

Em Marcelino Ramos (10/11) o evento foi realizado na propriedade do produtor Valmir Franzen, contando com a presença do prefeito Vannei Mafissoni, do secretário da Agricultura, Serginho Beal, do presidente da Cocel, Jair Oldone, além de representantes de agências do Sicredi e da Cresol, e de entidades parceiras, bem como de agricultores e da equipe do Escritório Municipal da Emater/RS-Ascar de Marcelino Ramos.

As recomendações foram repassadas pelos extensionistas rurais da Emater/RS-Ascar, Ivonir Biesek, Bertussi e Valtemir Bazeggio (Regional de Frederico Westphalen), e acompanhadas pelo também extensionista Luiz Angelo Poletto. O tema Manejo do solo em pomares e adubação foi abordado por Biesek e Bertussi. Bazeggio falou sobre Controle de pragas e doenças e qualidade de pulverização.

Foto: Ivonir Biesek/Emater/RS-Ascar

A mesma programação foi realizada em Mariano Moro (11/11), na propriedade do produtor Wilson Fávero, localizada em Linha Gruta, com a presença de lideranças. Cerca de 60 pessoas participaram da programação nos dois municípios durante os eventos.

As cooperativas participantes das atividades Cecafes, Cooperbemm e Cocel são beneficiárias do Programa Mais Gestão, da Agência Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural (Anater), que objetiva a qualificação da gestão e acesso a mercados de 124 cooperativas da agricultura familiar do Rio Grande do Sul, e também do Programa de Extensão Cooperativa (PEC), que prevê a introdução de melhorias técnico-gerenciais, produtivas, comerciais, de marketing e educacionais, a fim de auxiliar as cooperativas a desenvolver seus recursos e potencializar o acesso a novos mercados, ambos programas executados pela Emater/RS-Ascar, vinculada à Secretaria Estadual da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (Seapdr).


PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE