Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Divulgação
Cidade

CTG Galpão Crioulo de Aratiba vence Rodeio Artístico em Barão de Cotegipe

Invernada Adulta levou primeiro lugar na apresentação realizada no evento do final de semana

Edson Castro/Assessoria
por  Edson Castro/Assessoria
20/04/2023 14:22 – atualizado há 2 meses
Continua depois da publicidadePublicidade

O CTG Galpão Crioulo, de Aratiba, venceu no último domingo, 16, o Rodeio Artístico de Barão de Cotegipe com a Invernada Adulta, na categoria Danças Tradicionais.

Os integrantes do CTG levaram ao palco do Rodeio representação sobre a época das intrusões no Alto Uruguai Gaúcho, acontecido por volta dos anos de 1927 e 1929. Nesta época ocorreu a intrusão de camponeses caboclos em colonizações oficiais no Norte do Estado.

O grupo abordou o processo de intrusão na Colônia Erechim, especificamente na fazenda Quatro Irmãos e arredores (Colônia Sarandi). Esse recorte espaço temporal justifica-se em razão de que, neste período aconteceram confrontos violentos que chamaram a atenção da imprensa gaúcha e também do Governo do Estado.

O enfoque da apresentação ficou envolta do Bando de João Inácio. Ele e seu grupo lutavam por terra. Os documentos da época mostram que mais que um reascender do movimento, a luta de João Inácio tinha outro objetivo: garantir a posse de terras, e que ele, sua família e mais oito famílias viviam na região do Vau Feio e mesmo em terras da Fazenda Quatro Irmãos.

O tema foi o mesmo que levou o CTG à grande final do Enart em 2022.

O projeto Cultivando a Tradição - Galpão Crioulo Edição 2022, é financiado pela Lei de Incentivo à Cultura, Pró Cultura RS e tem o patrocínio da De Conto Produtos Hospitalares e Laboratoriais, Elevitá e Triel HT. O projeto conta ainda com contrapartida pela prefeitura de Aratiba.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE