Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Divulgação
Cidade

CTG de Aratiba terá participação histórica no Enart 2022

Dançarinos e professores destacam expectativa positiva para tão sonhada participação no maior evento tradicionalista da cultura gaúcha

Edson Castro/Prime Comunicação
por  Edson Castro/Prime Comunicação
17/11/2022 11:05 – atualizado há 1 ano
Continua depois da publicidadePublicidade

O Encontro de Artes e Tradição Gaúcha (Enart) se aproxima, e a edição de 2022 acontece entre os dias 18 e 20 deste mês, em Santa Cruz do Sul. Classificados para o festival em duas modalidades, os dançarinos e professores do CTG Galpão Crioulo de Aratiba estão com expectativas positivas para o maior evento tradicionalista da cultura gaúcha.

Segundo Aline Bianqui, professora que está à frente do grupo, a classificação significa muito para todo o CTG, que tem se esforçado desde o fim do ano passado para que a conquista fosse possível. “Nós estamos realizando um grande sonho, que é levar de volta o nome do CTG Galpão Crioulo a essas participações no Enart, e pela primeira vez levar um grupo para a final em Santa Cruz”, disse Aline.

Para a professora, mesmo que a modalidade Invernadas Artísticas na Força B seja delimitada somente a nove danças, mais coreografias de entrada e de saída, o trabalho é intenso por se tratar do maior festival de arte amadora da América Latina. “Temos trabalhado duro porque a competição exige a perfeição, porém sem deixar de lado o principal ideal do grupo, que é ter na dança uma forma de lazer”.

Além disso, Aline ressalta a importância do evento para ela. “Eu danço há mais de 20 anos, para mim o Enart representa um sonho. Já dancei lá por determinado tempo, mas hoje estar à frente de um grupo como instrutora e também como dançarina está sendo uma emoção ímpar, muito diferente do que um dia cheguei a imaginar”, e acrescenta que, embora a responsabilidade seja grande, o mais importante é que o grupo esteja feliz dançando.

O CTG terá ainda dois representantes na modalidade de Gaita Piano. A programação do Enart começa nesta sexta-feira, dia 18, quando também o CTG de Aratiba entra no palco para a apresentação classificatória da Força B nas Danças tradicionais.

O projeto Cultivando a Tradição - Galpão Crioulo Edição 2022, é financiado pela Lei de Incentivo à Cultura, Pró Cultura RS e tem o patrocínio da De Conto Produtos Hospitalares e Laboratoriais, Elevitá e Triel HT. O projeto conta ainda com contrapartida pela prefeitura de Aratiba.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE