Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Twitter handle @DAXA_TW / AFP
Mundo

Cruzeiro interditado no Japão tem 10 casos confirmados de coronavírus

Foram coletadas amostras de cerca de 200 passageiros com a confirmação de 10 infectados. Tripulação está em quarentena.

AFP
por  AFP
05/02/2020 07:42 – atualizado há 3 anos
Continua depois da publicidadePublicidade

Foram coletadas amostras de cerca de 200 passageiros do barco parado em Yokohama. Até o momento, estão disponíveis os resultados de 31 exames, com a confirmação de 10 infectados. Tripulação está em quarentena.

Ao menos 10 passageiros de um cruzeiro que as autoridades japonesas puseram em quarentena estão infectados pelo coronavírus. A informação foi confirmada nesta quarta-feira (5) pela emissora NHK, citando o ministério da saúde japonês.

As autoridades decidiram colocar em quarentena o barco Diamond Princess, que chegou na noite de segunda-feira (3) à Baía de Yokohama, perto de Tóquio, com 3.711 pessoas a bordo. A medida foi adotada para buscar eventuais casos de contágio depois que foi detectada pneumonia viral em um passageiro do navio que desembarcou em Hong Kong. Ele tem 80 anos.

O ministro japonês da Saúde, Katsunobu Kato, disse a jornalistas que foram coletadas amostras de mais de 200 pessoas a bordo do Diamond Princess. Até o momento, estão disponíveis os resultados de 31 exames, com a confirmação de dez pessoas infectadas pelo vírus, acrescentou.

"Por volta das 7h30min (19h30min do horário de Brasília), nós os mandamos (os dez passageiros que tiveram resultado positivo de coronavírus) desembarcar do navio e, com a cooperação da guarda costeira, nós os estamos enviando para organizações médicas", afirmou o ministro.

O restante dos passageiros e a tripulação do navio terão que permanecer a bordo por 14 dias, acrescentou Kato, mencionando o consenso médico de que o vírus tem um período de incubação de até duas semanas.

Mais de 20 países confirmaram casos do coronavírus, que já matou cerca de 500 pessoas e infectou mais de 24 mil na China continental.

O surto levou a Organização Mundial da Saúde (OMS) a declarar emergência sanitária global. Além disso, vários governos tiveram de sugerir restrições a viagens e empresas aéreas a suspender voos tendo a China como origem ou destino.

Cerca de 20 casos foram confirmados no Japão, sem contar as infecções no navio Diamond Princess. Com a confirmação dos dez novos casos, são 30 pessoas infectadas pelo vírus no país.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE