Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Saúde

Crianças e gestantes começam a ser vacinadas contra gripe nesta segunda-feira (11)

Terceira etapa da campanha inclui também pessoas com deficiência e mulheres no período após o parto.

GZH
por  GZH
10/05/2020 23:52 – atualizado há 3 anos
Continua depois da publicidadePublicidade

Esta segunda-feira (11) marca, em todo o país, o início da terceira etapa da campanha de vacinação contra a gripe. Com a ampliação do público-alvo, grupos prioritários que até então não podiam se vacinar agora poderão procurar os postos de saúde.

Até 17 de maio, a campanha está focada em crianças de seis meses a menores de seis anos, pessoas com deficiência, gestantes e puérperas (mulheres no período de até 45 dias após o parto). Pessoas incluídas nos primeiros grupos prioritários podem seguir se vacinando.

Divulgação

A partir do dia 18, podem se vacinar também os adultos de 55 a 59 anos e os professores das escolas públicas e privadas. A campanha está prevista para ser encerrada no dia 5 de junho.

Na última semana, o Rio Grande do Sul recebeu cerca de 900 mil doses da vacina trivalente (que protege contra o H1N1, H3N2 e influenza B). Cerca de 80% do total previsto para a campanha de 2020 já foi encaminhado. O Dia D de vacinação, que inicialmente havia sido previsto para o último sábado (9), foi cancelado – o objetivo do Ministério da Saúde foi evitar aglomerações por conta do coronavírus.

A vacina da gripe não protege contra coronavírus, mas é ainda mais importante no momento em que o país passa por uma pandemia. Além de facilitar diagnósticos, a vacinação previne uma coinfecção (quando o paciente contrai as duas doenças ao mesmo tempo) e ajuda a prevenir a sobrecarga do sistema de saúde.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE