Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Divulgação/Ascom
Cidade

Criação da Central Covid em Erechim é pauta de reunião do Comitê

Estará a frente da coordenação dos trabalhos a secretária de Saúde, Eclesan Palhão.

Ascom
por  Ascom
08/01/2021 14:35 – atualizado há 2 anos
Continua depois da publicidadePublicidade

Na manhã de sexta-feira (8) foi realizada a primeira reunião do Comitê Covid da nova gestão pública municipal, que deverá se reunir todas as sextas-feiras, no período da manhã, na Secretaria de Saúde. Estará a frente da coordenação dos trabalhos a secretária de Saúde, Eclesan Palhão. A reunião contou com a presença do prefeito de Erechim, Paulo Polis e do vice-prefeito, Flávio Tirello, que irão acompanhar de perto todas as ações relacionadas a Covid-19 no município, entendendo o nível de relevância e importância do assunto.

Importante reforçar que o Comitê é formado por equipe técnica da Secretaria de Saúde, Vigilância Epidemiológica, Vigilância em Saúde, Assistência Farmacêutica e pelo médico infectologista, Vanderlei Madalozzo.

Em pauta, a implementação da Central Covid, que já tem sua equipe estruturada e deve estar devidamente instalada nos próximos dias. A Central, conforme explica a secretária de Saúde, vem para dar mais transparência, com informações epidemiológicas, dados estatísticos, investigações e notificações, sempre com foco em ações de prevenção e combate à doença. Ainda, a Central seguirá monitorando os casos ativos, definindo protocolos e capacitando a rede de atenção a saúde de Erechim a toda nova normativa Federal ou Estadual. Bem como está preparada para atender a demanda vacinal que teremos logo a frente, com reestrutura da rede de frio, onde já foi solicitado a compra de mais câmaras frias e insumos.

Durante a reunião, o prefeito Paulo Polis foi enfático ao falar que todo o trabalho desenvolvido até agora com êxito não será desconstruído. “Precisamos criar formas alternativas de comunicação com a comunidade, através da Central Covid, bem como com o monitoramento técnico e equipe de enfermeiros, médicos e fisioterapeutas”, afirma o prefeito.

Monitoramento inverso

Ainda, importante destacar que a Central Covid vai trabalhar com o monitoramento inverso, através da disponibilização e divulgação diária no Boletim de números de telefone para que as pessoas da comunidade com sintomas, contaminadas ou simplesmente que tenham dúvidas de como proceder, possam entrar em contato e receber todas as informações e medidas necessárias para a sua proteção. Os telefones para contato são (54) 99261.6816 e (54) 99158.7539 das 7h30 às 11h30 e das 13h às 17h, de segunda à sexta-feira.

Projeções

Para os próximos períodos, a Central Covid atuará com três pilares principais. Entre eles o aumento da testagem, para diminuir a circulação de pessoas contaminadas, unificação das UBS’s para tratamento mais uniforme e a vacina, que deve ser liberada conforme determinação do Governo Federal. Vale ressaltar que, neste momento, o Brasil não conta com nenhuma vacina liberada pela ANVISA.

Outras enfermidades

A Secretária da Saúde, Eclesan Palhão afirma categoricamente que a pasta atua na prevenção, tratamento e combate a Covid, sem deixar de dar a devida importância as outras enfermidades, como por exemplo a Dengue. “A Dengue não está extinta, assim como as outras doenças, precisamos cuidar da saúde das pessoas”, declara a secretária.

Na quinta-feira (7) Erechim teve a confirmação de um caso de dengue, onde todas as medidas relacionadas à saúde foram tomadas pela pasta competente.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE