Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Cidade

Cresol Centro-Sul RS/MS comemora 25 anos de história com evento em Erechim

Os 22 sócios-fundadores, instituições parceiras e autoridades da região Alto Uruguai marcaram presença na comemoração

Assessoria/Cresol
por  Assessoria/Cresol
22/08/2023 09:14 – atualizado há 48 segundos
Continua depois da publicidadePublicidade

Em uma noite marcada pela emoção, a Cresol Centro-Sul RS/MS realizou um jantar comemorativo em honra aos 25 anos de sua fundação. O evento ocorreu no último sábado (10), no Clube do Comércio, em Erechim.

Parceiros, apoiadores, amigos e representantes de diversas entidades prestigiaram homenagens e envolveram-se com a exibição dos depoimentos de 3 associados, os quais traduziram a essência da cooperativa: sonhar, acreditar e realizar junto com os seus associados.

Os primeiros passos da Cresol Centro-Sul RS/MS

A Cresol Centro-Sul RS/MS nasceu da visão de 22 sócios-fundadores, motivados por garantir acesso a soluções financeiras aos pequenos agricultores familiares da região Alto Uruguai.

Quando conquistaram o aval do Banco Central do Brasil para o início das atividades da cooperativa, em junho de 1998, os 22 sócios-fundadores não imaginavam que, em tão pouco tempo, as sementes regadas com empenho e dedicação renderiam os frutos para a construção da história da instituição que hoje é uma das principais cooperativas financeiras do Brasil.

“Ao final do dia, nós comemorávamos a entrada de cada novo associado à nossa cooperativa, sabendo que aquele era o primeiro passo para a realização dos objetivos de famílias inteiras. Hoje, apesar de contarmos com mais de 22 mil associados à Cresol Centro-Sul RS/MS, a gente segue conhecendo cada associado pelo nome, se envolvendo com as histórias e se empenhando muito para oferecer as melhores soluções para a realização dos sonhos deles”, destacou o presidente Carlos Cupercini, que também é um dos sócios-fundadores da cooperativa.

Homenagens a quem fez história

Como forma de agradecimento pela coragem e determinação dos 22 sócios-fundadores, integrantes da diretoria da Cresol Centro-Sul RS/MS fizeram a entrega de um troféu a cada um deles.

O troféu, em formato de um Castelinho, em alusão ao histórico prédio de Erechim (região precursora da Cresol Centro-Sul RS/MS), foi pensado para expressar o esforço, o trabalho e o progresso de todos os que contribuíram para que a cooperativa chegasse até aqui.

Representantes do Sutraf, Creral, Agricoop e Banco do Brasil, instituições-chave para que o cooperativismo da Cresol se tornasse realidade, também receberam seus troféus.

As cooperativas constituídas no mesmo período que a Cresol Centro-Sul RS/MS e as demais cooperativas singulares que foram se somando ao Sistema e especialmente, à Central de Crédito Sicoper, foram igualmente agraciadas com a homenagem, assim como Cresol Confederação, e às centrais de crédito Cresol Sicoper, Cresol Baser e Cresol Brasil.

“Esse sistema é resultado de muito trabalho, dedicação e entrega. É por isso que nós precisamos prestar continência a esses 22 sócios-fundadores e dizer: olha que coisa bonita vocês criaram! Tenho certeza de que, por trás de cada troféu recebido hoje, está o mais importante que são as histórias de celebração e entrega”, enfatizou o presidente da Cresol Confederação, Cledir Magri.

Presente e futuro

Nesses 25 anos de história, a Cresol Centro-Sul RS/MS evoluiu muito, e a sua consolidação possibilitou a abertura de pontos de atendimento no Alto Uruguai e Serra Gaúcha e no Estado do Mato Grosso do Sul.

Hoje, a Cresol Centro-Sul RS/MS está presente nos municípios de Erechim, Barão de Cotegipe, Três Arroios, Paulo Bento, Farroupilha, Flores da Cunha, São Marcos e Caxias do Sul, no Rio Grande do Sul, e também em Glória de Dourados, Ivinhema, Itaporã, Dourados, Sidrolândia, e em breve em Campo Grande e Nova Andradina, no Mato Grosso do Sul.

Erechim, cidade onde a história da Cresol Centro-Sul RS/MS começou, conta hoje com dois pontos de atendimento e, ainda em 2023, terá a inauguração da Agência Conceito, centralizando neste espaço o atendimento às pessoas jurídicas.

As obras para a construção da Sede Administrativa, com um investimento estimado em R$ 15 milhões, também devem iniciar em breve.

“Tudo o que aconteceu até agora e todo o sucesso que está por vir só foram possíveis porque, lá no início, essas 22 pessoas se desafiaram, construindo esse importante legado. Iniciamos atendendo o público agro, hoje temos soluções completas também para as pessoas físicas e jurídicas. Entendemos que o nosso papel para o presente e para o futuro da cooperativa é continuar juntando forças e mantendo nossa essência para conquistar ainda mais desenvolvimento”, reiterou o vice-presidente da Cresol Centro-Sul RS/MS, Mauri Picoli.

Em um discurso emocionado, o prefeito de Erechim, Paulo Polis, destacou a importância da cooperativa para o município.

“Apesar da curta idade, a Cresol tem muitos números expressivos e constrói pontes com muita eficiência. Boa parte das famílias que entregam a merenda escolar hoje no município de Erechim são associadas à Cresol. Nossa cidade é um berço de oportunidades e nós precisamos que a cooperativa continue fazendo o que sabe de melhor, mantendo essa essência de olhar no olho dos associados, de sentir o coração das pessoas”, enfatizou o prefeito.

No momento que precedeu à bênção final, o Vigário Geral Monsenhor Agostinho, salientou que a história da Cresol Centro-Sul RS/MS é marcada pela emoção, “o sistema cooperativo promove vida, solidariedade, encontro e com isso ajuda a construir dignidade”, complementou.

O evento culminou com um brinde coletivo, jantar e baile com o grupo Cantilena. Na Serra Gaúcha, a comemoração aos 25 anos da Cresol Centro-Sul RS/MS aconteceu no início de agosto. Já no Mato Grosso do Sul, o evento comemorativo da cooperativa está marcado para o dia 19 de setembro, em Campo Grande.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE