Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Santa Catarina

Cresce o número de crianças e adolescentes contaminados pela covid-19 em SC

Nestes primeiros três meses já são 14 meninos e meninas de zero a 21 anos que tiveram suas vidas levadas pelo coronavírus.

NSCTotal
por  NSCTotal
10/03/2021 07:19 – atualizado há 2 anos
Continua depois da publicidadePublicidade

O aumento de casos de Covid-19 em adultos elevou também a ocorrência da doença em crianças e adolescentes de Santa Catarina, estado onde desde o começo da pandemia morreram 36 pessoas com menos de 21 anos. Até segunda-feira (8), eram 23.413 crianças e adolescentes contaminados. Fevereiro foi o segundo pior mês da série e totalizou 12.553 com Covid-19. Do total de vidas perdidas, 22 foram no ano passado. Nestes primeiros três meses já são 14 meninos e meninas de zero a 21 anos que tiveram suas vidas levadas pelo coronavírus.

A situação preocupa os médicos, que alertam que a contaminação tem ocorrido dentro de casa. Outro motivo de preocupação é que com o surgimento de novas variantes - mais contagiosas e presentes no Estado - pacientes cada vez mais jovens estão precisando de hospitalização, e até de leitos em Unidades de Terapia Intensiva (UTIs). Há 15 dias, duas crianças foram levadas de Chapecó para o Hospital Seara do Bem, em Lages. As pacientes possuem comorbidades e já deixaram a UTI.

Um alerta foi emitido justamente em Chapecó. Nos primeiros meses do ano, o número de crianças com covid-19 atendidas no Pronto Atendimento Respiratório da Unimed da cidade superou os 10 meses de pandemia de 2020. De acordo com levantamento da cooperativa médica, no ano passado foram atendidos 92 casos, sem nenhuma complicação. Em 2021 foram 17 em janeiro e 81 em fevereiro, com três internações por complicações e maior gravidade da doença.

- O quadro clínico é muito semelhante a uma gripe. Mas não pode ser distinguido clinicamente sem a realização do exame para covid-19 - explica a pediatra intensivista Luciana da Silva Carreira.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE