Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Divulgação
Cidade

Creral vai construir usinas solares compartilhadas

A cooperativa já iniciou a terraplenagem do terreno onde será construída a primeira usina solar compartilhada.

Sérgio Miotto - Creral
por  Sérgio Miotto - Creral
13/06/2023 15:23 – atualizado há 2 dias
Continua depois da publicidadePublicidade

As usinas solares compartilhadas que a Creral estará disponibilizando aos associados garantem a eles o fornecimento de energia pelo sistema de geração distribuída autoconsumo remoto. A ideia trabalhada pela Creral é a possibilidade de as usinas serem divididas entre os associados, cada um com sua quantidade de placas e quantidade de quilowatts, uma oportunidade para investir tendo como benefício os quilowatts descontados na conta de energia todos os meses.

A cooperativa já iniciou a terraplenagem do terreno onde será construída a primeira usina solar compartilhada. O empreendimento está localizado em Trindade do Sul, terá potência instalada de 1,5 MWp (megawatt pico) e investimento de R$ 6 milhões. Toda a energia gerada será lançada diretamente na rede que atende o frigorífico da JBS e será consumida instantaneamente sem causar desequilíbrio de tensão na rede durante o dia e a noite.

A geração solar nas redes da Creral teve um grande crescimento, provocando excesso de energia gerada e alterando os níveis de tensão em todas as redes. O presidente da Creral, Alderi do Prado, explica que o projeto de usinas compartilhadas foi a solução encontrada tecnicamente para resolver o problema e contemplar todos os associados. “Apresentamos a ideia durante o processo de prestação de contas e o interesse dos associados nos motivou a colocar o projeto em ação. Tivemos 143 inscritos, que juntos consomem o equivalente a três usinas do porte da que estamos construindo”, diz o presidente.

O dirigente ressalta algumas vantagens que o associado tem ao aderir a modalidade de usinas compartilhadas, todos os cuidados, desde gerenciamento, manutenção, limpeza, queima e troca de equipamentos, intempéries, seguro da usina, tudo é por conta da Creral. “Nós garantimos que o associado vai receber a energia contratada em qualquer lugar dentro da nossa rede” confirma Alderi do Prado, que destaca ainda outra vantagem muito importante, o não pagamento pelo uso da rede até 2045, ficando somente a taxa mínima mensal conforme o tipo de ligação que o associado tem.

Além de Trindade do Sul também estão previstas usinas nos municípios de Sananduva, Estação e Entre Rios do Sul, regiões com grande número de associados e que devido ao consumo instantâneo são viáveis tecnicamente suprindo a demanda por este tipo de fonte de energia.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE