Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Segurança

Creche de Saudades retoma atividades nesta segunda-feira, vinte dias após ataque

No dia 4 de maio deste ano, duas educadoras e três crianças menores de dois anos foram assassinadas no local.

Oeste Mais
por  Oeste Mais
24/05/2021 10:24 – atualizado há 2 anos
Continua depois da publicidadePublicidade

Exatamente 20 dias após ser palco de uma chacina, a creche Aquarela retoma as aulas presenciais nesta segunda-feira, dia 24, em Saudades. No dia 4 de maio deste ano, duas educadoras e três crianças menores de dois anos foram assassinadas no local. Fabiano Kipper Mai, de 18 anos, está preso por cometer o crime.

Uma nota oficial (leia na íntegra mais abaixo) informando a retomada das aulas presenciais foi publicada pela Prefeitura de Saudades no site do município. O texto destaca o desafio de retornar à rotina. “É grande e difícil de contornar, mas o povo Saudadense mais uma vez mostrou sua força, sua garra e sua solidariedade. Juntos somos fortes”.

Foto: Leonardo Vassoler / ClicRDC

O Ministério Público concluiu na última sexta-feira, dia 21, a ação penal contra Fabiano Kipper Mai, responsável pela chacina. Ele foi denunciado por 5 homicídios consumados e 14 tentados, todos triplamente qualificados. “[As] crianças estavam no horário de repouso, na hora do soninho delas. Foram golpeadas em várias regiões do corpo, e inclusive nas costas”, revelou o promotor responsável pelo caso, Douglas Dellazari.

O autor matou os bebês Ana Bella Fernandes de Barros, de 1 ano e 8 meses, Sarah Luiza Mahle Sehn, de 1 ano e 7 meses, e Murilo Massing, de 1 ano e 9 meses. Também foram assassinadas a professora Keli Adriane Aniecevski, de 30 anos, e a agente educacional Mirla Renner, de 20. Fabiano tentou suicídio depois dos homicídios.

“A comunidade e as autoridades uniram as forças para reestruturar, embelezar e melhorar nosso CEI Aquarela, proporcionando maior segurança através de sistemas modernos de monitoramento à entrada no ambiente escolar, bem como a contratação dos serviços de vigilância com profissionais altamente qualificados e treinados para fazer a segurança no local”, aponta ainda a nota do município.

Foto: Leonardo Vassoler / ClicRDC

Fabiano ficou internado por alguns dias após a chacina. Ele recebeu alta na manhã do dia 12 de maio do Hospital Regional do Oeste (HRO), em Chapecó. O jovem saiu da unidade direto para a prisão, no mesmo município, onde continuará preso preventivamente, aguardando julgamento.

Leia a nota oficial

Queridos Pais da Família “AQUARELA”

É preciso toda uma aldeia para educar uma criança. O desafio nesse momento em que todos estão profundamente feridos e consternados pelo fato ocorrido no Aquarela é grande e difícil de contornar, mas o povo Saudadense mais uma vez mostrou sua força, sua garra e sua solidariedade. Juntos somos fortes.

E é nesse sentido que a comunidade e as autoridades uniram as forças para reestruturar, embelezar e melhorar nosso CEI Aquarela, proporcionando maior segurança através de sistemas modernos de monitoramento à entrada no ambiente escolar, bem como a contratação dos serviços de vigilância com profissionais altamente qualificados e treinados para fazer a segurança no local.

A Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Educação junto com o Grupo de Profissionais do Pró-infância Aquarela estará voltando com suas atividades a partir do dia 24 de maio (segunda-feira), no horário de atendimento na qual a criança está matriculada, prontos para acolher todas as crianças matriculadas.

Só podemos alcançar o impossível se acreditarmos no possível. Nossas crianças merecem "SER CRIANÇAS" nas interações com o outro e com o meio.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE