Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Rio Grande do Sul

Covid-19: UFPel começa nova série de testes rápidos neste sábado no RS

Ao todo, 4,5 mil pessoas serão testadas para o coronavírus somente nesta etapa.

Rádio Guaiba
por  Rádio Guaiba
26/06/2020 13:40 – atualizado há 3 anos
Continua depois da publicidadePublicidade

A pesquisa Epicovid19-RS começa, neste sábado, a quinta etapa de testes rápidos e entrevistas em nove cidades do estado. Coordenados pela Universidade Federal de Pelotas, cerca de 250 entrevistadores irão visitar quinhentos domicílios, entre os dias 27 e 29 de junho nas cidades de Pelotas, Porto Alegre, Canoas, Santa Maria, Uruguaiana, Santa Cruz do Sul, Ijuí, Passo Fundo e Caxias do Sul. Ao todo, 4,5 mil pessoas serão testadas para o coronavírus somente nesta etapa.

Daniela Xu/ Epidemiologia UFPEL/ Divulgação

O cronograma para a nova série prevê intervalo de quatro semanas entre as visitas: a quinta etapa ocorre neste final de semana, a sexta etapa deve acontecer de 25 a 27 de julho, a sétima será de 22 a 24 de agosto e a oitava, de 26 a 28 de setembro. Esses intervalos poderão ser diminuídos caso a prevalência da Covid-19 no estado – que tem, até agora, indicativos inferiores a 0,5% – ultrapasse 1%. “Se a proporção de casos ficar acima de 1%, o intervalo passa a ser de três semanas; se ultrapassar 5%, reduzimos para duas semanas”, explicou o reitor da UFPel e coordenador geral da pesquisa, Pedro Hallal.

A seleção das residências e dos moradores que farão o teste ocorre por meio de sorteio aleatório, utilizando dados do IBGE como base. Para a realização do exame, os entrevistadores coletam uma gota de sangue da ponta do dedo do participante, que será analisada pelo aparelho de testes em aproximadamente 15 minutos. Enquanto aguarda o resultado, o participante responde a um questionário. Entre as perguntas, possíveis sintomas da Covid-19 nas últimas semanas, busca por assistência médica e rotina em relação às medidas de prevenção e isolamento social.

Os resultados são divulgados por integrantes da coordenação do estudo e do Governo do RS em aproximadamente 48 horas após a finalização da coleta de dados.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE