Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Rio Grande do Sul

Covid-19: Surto atinge 23 guarda-vidas do Litoral Norte gaúcho

Algumas ficaram desguarnecidas neste sábado em função do problema.

Rádio Guaíba
por  Rádio Guaíba
08/01/2022 22:45 – atualizado há 2 anos
Continua depois da publicidadePublicidade

O aumento na procura por testes de detecção da Covid-19 nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) do Litoral Norte não é o único indicativo da intensa circulação do novo coronavírus pelas praias gaúchas. Um surto atinge os guarda-vidas: 23 deles foram afastados e entraram em isolamento. Agora, os positivados ficarão por um período de 10 a 14 dias isolados das outras pessoas. Só voltarão ao trabalho depois que a nova testagem der negativo para a doença.

Neste sábado, algumas guaritas ficaram desguarnecidas em função do problema. A de número 100, localizada em Noiva do Mar, balneário de Xangri-Lá, era uma desfalcada devido ao surto.

Foto: Praias 360.com.br

Conforme informações do Corpo de Bombeiros, até 20 guaritas sofreram o impacto, mas há como remanejar o efetivo. “O Corpo de Bombeiros trabalha com ativação e desativação de guaritas. Então, nós temos em cada balneário alguma guarita que é eleita por conta de critérios indicadores baseados no fluxo de pessoas, banhistas e ocorrências nos últimos três anos. Em todos os balneários há guaritas para serem desativadas por algum problema, inclusive ser for Covid”, explica o chefe da assessoria de Operações do Corpo de Bombeiros Militar do Rio Grande do Sul (CBMRS), tenente-coronel Isandré Antunes.

Devido ao surto de Covid que atinge os guarda-vidas, o militar orienta o que os banhistas devem fazer. “Alertamos os veranistas para procurarem locais em que a guarita esteja com a bandeira ativa, com o guarda-vidas presente e com a área demarcada para banho. Nesses locais, o profissional vai ter visibilidade para fazer a proteção dos banhistas. Estamos realizando o manejo para completar e fazer a segurança com a cobertura de emergência com os guarda-vidas das guaritas adjacentes”, acrescenta.

Foram afetadas pelo surto guaritas em Torres (3 e 18), Capão da Canoa (66, 82 e 83), Xangri-Lá (100 e 103), Tramandaí (144), Nova Tramandaí (151), Cidreira (176, 186 e 189), Pinhal (198, 201, 202, 205 e 210) e Quintão (222, 223 e 224).

Despreocupação

Percorrendo as praias, percebe-se que muita gente aboliu o uso de máscaras de proteção facial quando está à beira-mar ou caminhando pelos calçadões. O respeito ao distanciamento social também inexiste, com muitos guarda-sóis fincados na areia quase lado a lado.

Na maioria das farmácias do Litoral Norte, não é possível mais encontrar testes rápidos de Covid. Conforme dados do Painel Coronavírus do governo estadual, o RS teve, desde o começo da pandemia, mais de 1,5 milhão de contaminados e mais de 36 mil mortes. O vírus voltou com força e pouca gente parece preocupada.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE