Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Cidade

Covid-19: R16 registra redução expressiva no número de óbitos

Entre os dias 1º e 25 de outubro, total de vítimas foi de 3. Para se ter uma ideia, em março de 2021, mortes relacionadas à doença chegaram a 106.

Salus Loch/Assessoria AMAU
por  Salus Loch/Assessoria AMAU
27/10/2021 16:23 – atualizado há 2 anos
Continua depois da publicidadePublicidade

O Comitê Regional de Atenção ao Coronavírus da AMAU realizou levantamento para identificar os óbitos relativos à covid-19 na R16. De acordo com os dados retirados da Plataforma Regional de Monitoramento (PRM), desde 1º de janeiro de 2021, foram registrados 355 vítimas em razão da doença, contabilizando um total de 468 mortes nos 19 meses da pandemia na região.

Verificando-se a evolução mês e mês, contudo – e especialmente a partir do começo da imunização das pessoas –, é possível perceber uma melhora no quadro. De 1º a 25 de outubro, por exemplo, apenas três óbitos foram registrados na AMAU.

Conforme o membro do Comitê, Jackson Arpini, o relatório permite observar que as ações implementadas no Alto Uruguai produziram efeitos positivos, o que oportunizou a mudança do cenário. “A soma das medidas preventivas, protocolos sanitários obrigatórios e variáveis e a crescente imunização alteraram o cenário de crítico para promissor. Agora, precisamos persistir nessa seara”, pontua Arpini.

Saiba mais

Os dados apurados pelo Comitê permitem constatar que nos cenários agravados de março e junho/21, em decorrência do número elevado de casos ativos e da sobrecarga das estruturas hospitalares, os reflexos negativos foram mais acentuados.

Não é hora de relaxar

“Não podemos esquecer que a pandemia ainda não foi vencida e que temos que observar os protocolos vigentes, caso contrário a realidade pode ser alterada. Com relação aos casos ativos, por exemplo, verifica-se uma sensível oscilação, passando de 109 ativos (13/10) para 160 (25/10), num incremento de 51 casos novos”, alerta Arpini.

Óbitos relacionados à covid-19 em 2021 na R16

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE