Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Cidade

Covid-19: Prefeitos da AMAU aprovam plano regional estruturado de gestão compartilhada

O documento foi aprovado por unanimidade dos presentes, considerando que a assembleia contou com 26 dos 32 prefeitos, o que representa mais de 2/3 do colegiado.

Leonardo Bortolotto/Assessoria
por  Leonardo Bortolotto/Assessoria
04/09/2020 13:54 – atualizado há 3 anos
Continua depois da publicidadePublicidade


Na quinta-feira, 03, aconteceu uma reunião extraordinária do Colegiado de Prefeitos da AMAU para apreciação e aprovação do Plano Regional Estruturado de Prevenção e Enfrentamento da Covid, em consonância com o Decreto nº 55.435/2020, que versa sobre a gestão compartilhada.

Na oportunidade o Comitê Regional detalhou e apresentou o plano, para conhecimento dos Prefeitos, situação que já havia ocorrido na semana passada, com os secretários de saúde da área de abrangência da AMAU. Após apresentação e esclarecimento das possíveis dúvidas o referido documento foi aprovado por unanimidade dos presentes, considerando que a assembleia contou com 26 dos 32 prefeitos, o que representa mais de 2/3 do colegiado.

Estamos diante de um fato novo, a partir do momento que o Estado publicou o decreto da gestão compartilhada. Por essa razão elaboramos um plano, que foi aprovado nos municípios integrantes da AMAU e seus respectivos comitês municipais. Mediante essa aprovação e, vencido os trâmites legais, poderemos no momento oportuno fazer uso da ferramenta da cogestão. O Plano foi encaminhado na tarde desta quinta-feira ao Comitê do Crise/RS, para apreciação e aprovação, o prazo solicitado do governo é de 48 horas. Paralelamente a esse encaminhamento os Municípios publicarão seus decretos, aprovando o referido plano estruturado, atendendo o disposto no decreto estadual.

Para tanto, no sentido de atender o regramento legal, constituímos uma "plataforma regional de monitoramento", a nível do Comitê Regional de Atenção ao Coronavírus/AMAU, com uma série de dados oriundos da Região 16, como mapa regional, gráficos, tabelas, planilhas e comparativos, entre outros, que vão subsidiar a deliberação regional na gestão compartilhada.

Jackson Arpini, membro do Comitê salientou "que caso o nosso plano seja aprovado pela instância estadual, poderemos fazer uso da gestão compartilhada. Deliberamos, como protocolo regional, constante no documento, que quando o Sistema de Distanciamento Controlado sinalizar para a nossa região bandeira vermelha, poderemos deliberar por bandeira de cor mais branda, no caso, laranja, o que significa "risco médio". Tomamos como pressuposto que nas 17 avaliações do modelo de Distanciamento Controlado recebemos indicação de bandeira laranja em 16, o que demonstra que nossos indicadores são de médio risco, CONTUDO, só faremos uso da gestão compartilhada quando nossos indicadores sinalizarem para essa deliberação".

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE