Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Saúde

Covid-19: Controle sanitário no aeroporto Salgado Filho inicia na segunda-feira

Ação vai testar e monitorar passageiros que, ao desembarcar na cidade, possam estar contaminados com novas variantes.

Rádio Guaíba
por  Rádio Guaíba
10/06/2021 21:46 – atualizado há 2 anos
Continua depois da publicidadePublicidade

A prefeitura de Porto Alegre dá início, na segunda-feira, às operações de controle sanitário da Covid-19 no Aeroporto Internacional Salgado Filho. A meta é identificar e monitorar passageiros que, ao desembarcar na Capital, possam estar contaminados com novas variantes do coronavírus. O plano é identificar e testar as pessoas já no aeroporto, estando elas sintomáticas ou não.

Devem ser abordados passageiros com origem do exterior, do estado de São Paulo, Rio de Janeiro e Paraná, onde já há confirmação da variante delta (Indiana). Também poderão ser incluídos viajantes de voos domésticos, oriundos de outros estados do Brasil, a partir do momento em que houver confirmação dessa ou de outra variantes.

Foto: Cristine Rochol/PMPA

Se o resultado do teste rápido for positivo, o passageiro também deve passar pelo teste de RT-PCR, conforme avaliação da equipe. A pessoa também deve ser orientada a fazer quarentena de 14 dias, conforme previsto na Portaria Federal nº654/2021 para viajantes com passagem pelo exterior. Essa quarentena também vai ser estendida a pessoas de outras localidades conforme forem confirmados casos de novas variantes.

Acadêmicos da UFRGS participaram, nesta quinta, de capacitação para o trabalho, a ser realizado por um período mínimo de 14 dias, em três turnos. Para as ações, a Diretoria de Vigilância em Saúde da Secretaria Municipal de Saúde fechou parceria com a Secretaria Estadual de Saúde e a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs), e vai ter apoio das companhias aéreas Azul, Latam, Gol e Copa Airlines, da Fraport Brasil e da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE