Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Divulgação
Economia

Corsan assina aditivos contratuais com mais de 70 municípios gaúchos

Com a assinatura, os municípios vão receber uma parcela do capital da Corsan no contexto da pretendida desestatização.

Correio do Povo
por  Correio do Povo
17/12/2021 22:03 – atualizado há 2 anos
Continua depois da publicidadePublicidade

A Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan) anunciou na quinta-feira que assinou aditivos contraturais com 74 municípios gaúchos. Deste total, nove estão entre os 10 maiores contratos da companhia. Com a assinatura, os municípios vão receber uma parcela do capital da Corsan no contexto da pretendida desestatização. O percentual do faturamento total representado por esses municípios representa aproximadamente 52%, e o prazo médio dos contratos (ponderado pelo faturamento) agora é de 30 anos.

Por ordem de representatividade de faturamento, assinaram os seguintes municípios: Canoas, Santa Maria, Gravataí, Passo Fundo, Rio Grande, Alvorada, Viamão, Cachoeirinha, Bento Gonçalves, Esteio, Santa Rosa, Tramandaí, Alegrete, Cruz Alta, Gramado, Montenegro, Vacaria, Imbé, São Borja, Sapiranga, Osório, Panambi, Dom Pedrito, Taquara, Estância Velha, Eldorado Do Sul, Estrela, Rio Pardo, Santo Antônio Da Patrulha, Arroio Do Sal, São Jerônimo, Balneário Pinhal, Encruzilhada Do Sul, Três Coroas, Nova Petrópolis, Nova Hartz, Tupanciretã, Júlio De Castilhos, Triunfo, Rolante, São José Do Norte, Bom Retiro Do Sul, Tenente Portela, Salto Do Jacuí, Agudo, Palmares Do Sul, Glorinha, Chapada, Faxinal Do Soturno, General Câmara, Terra De Areia, Condor, Cambará Do Sul, Barracão, Erval Seco, Pejuçara, Redentora, Mostardas, Mata, Dona Francisca, Santa Maria Do Herval, Vila Nova Do Sul, Aceguá, Paverama, Áurea, Marques De Souza, Inhacorá, Mariano Moro, Barão Do Triunfo, Dilermando De Aguiar, Tavares, São José Do Herval, Rio Dos Índios e Itapuca.

Com os aditivos, os contratos passam a ter vigência até 2062. Essa prorrogação atende a uma das adequações previstas no Marco Legal do Saneamento. Isso porque as cidades precisarão atingir as metas de universalização e de qualidade na prestação de serviços de abastecimento de água e de esgotamento sanitário.

A Corsan atende a 317 municípios gaúchos. O governo do Estado apresentou neste ano projeto à Assembleia para privatizar a companhia, o que foi aceito pelos deputados estaduais. O Executivo trabalha com a possibilidade de vender ações da Corsan na Bolsa de Valores.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE