Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Cidade

Corpus Christi: o que significa?

Celebração, criada no século 13, destaca a instituição da eucaristia

GZH
por  GZH
11/06/2020 12:07 – atualizado há 3 anos
Continua depois da publicidadePublicidade

A celebração de Corpus Christi foi criada no século XIII. A expressão significa, em latim, "corpo de Cristo" — referência direta àquilo que a data celebra: a instituição da eucaristia, a presença de Jesus Cristo na hóstia consagrada.

Embora móvel, a comemoração sempre ocorre em uma quinta-feira, 60 dias após a Páscoa, em alusão à Santa Ceia. No sacramento, o pão que é consumido simboliza o corpo de Cristo, e o vinho, seu sangue.

Divulgação

No Brasil, é costume que na data seja feita uma procissão. Tapetes com cenas e símbolos importantes da fé católica usualmente marcam o trajeto. A tradição de desenhar esses tapetes — normalmente com areia ou serragem — nasceu em Açores, Portugal.

Flores da Cunha|Foto: Revista no Campo

 Na madrugada, os fiéis reúnem-se para fazer o trabalho. Sobre o tapete, caminha o padre que leva o ostensório no qual está a hóstia consagrada, protegido pelo pálio, o manto sustentado por hastes e que protege o Santíssimo Sacramento.

Flores da Cunha|Foto: Revista no Campo

No Rio Grande do Sul, a tradição é comum em diversas cidades, como Flores da Cunha, famosa justamente por sua celebração da data e por seus tapetes coloridos.

Neste ano, em função da pandemia do novo coronavírus, Corpus Christi terá celebrações sem procissão e tapete nas ruas em todo País. Celebrações virtuais acontecem para  aproximar os fiéis desse momento.


PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE