Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Rio Grande do Sul

Corpo de Bombeiros Militar reforça efetivo e dá posse ao novo comandante-geral

Corporação recebe 101 soldados, que atuarão sob o comando-geral do coronel Luiz Carlos Neves Soares.

Ascom SSP
por  Ascom SSP
24/11/2021 17:22 – atualizado há 2 anos
Continua depois da publicidadePublicidade

O Corpo de Bombeiros Militar do Rio Grande do Sul (CBMRS) formou 101 soldados no Curso Básico de Formação de Bombeiro Militar (CBFBM), em cerimônia realizada nesta quarta-feira (24/11), no Teatro da Fiergs, em Porto Alegre.

A solenidade também marcou a passagem do comando-geral da instituição. Com a ida do até então comandante-geral do CBMRS, coronel César Eduardo Bonfanti, para a reserva, o coronel Luiz Carlos Neves Soares Júnior deixou o cargo de subcomandante-geral para assumir o mais alto posto da corporação. O coronel Otávio Polita Filho, que até então era o diretor do Departamento de Planejamento e Integração (DPI) da Secretaria da Segurança Pública (SSP), assume a função de subcomandante-geral. O governador Eduardo Leite e o vice-governador e secretário da SSP, delegado Ranolfo Vieira Júnior, participaram do evento.

Soldados que ingressam agora no CBMRS tiveram 1.600 horas/aula de diferentes disciplinas - Foto: Gustavo Mansur / Palácio Piratini

O governador agradeceu ao coronel Bonfanti pela dedicação durante os três anos de comando e pela trajetória de serviços prestados, e aos formandos pela escolha da missão de defender a sociedade gaúcha, lembrando do heroísmo do tenente Deroci Almeida e do sargento Lúcio Ubirajara de Freitas Munhós, bombeiros que perderam a vida no incêndio do prédio da SSP, na capital, em julho deste ano.
"No exercício desta missão, lamentavelmente perdemos heróis, como o tenente Almeida e o sargento Munhós, que cumpriram até o fim este mesmo juramento que vocês hoje realizaram, de defender a sociedade com o risco da própria vida. Nosso Estado tem mais futuro e nossas vidas, mais esperança, por contarmos com heróis como eles e como vocês, que nos dão segurança e tranquilidade para viver neste pedaço de chão. Esta instituição, que é feita de homens e mulheres de coragem, tem o meu mais profundo respeito e admiração”, disse Leite.

"Esta instituição, que é feita de homens e mulheres de coragem, tem o meu mais profundo respeito e admiração”, disse Leite - Foto: Gustavo Mansur / Palácio Piratini

O governador lembrou ainda que o Estado vem fazendo os investimentos mais expressivos da história recente da segurança pública no Rio Grande do Sul, para garantir melhores equipamentos, estrutura e sistemas de inteligência, protegendo a sociedade e quem a protege.

Entre os 101 formandos deste Curso Básico de Formação de Bombeiro Militar (CBFBM), 21 são mulheres - Foto: Gustavo Mansur / Palácio Piratini

“Vamos investir, até o fim do próximo ano, o dobro de tudo o que o Estado investiu em segurança nos últimos 13 anos. Hoje publicamos o edital do concurso para mais 4 mil novos soldados da Brigada Militar, e nos próximos dias vamos anunciar o chamamento de 120 novos soldados para o Corpo de Bombeiros Militar. Também trabalhamos desde o início do governo com estratégia e integração das forças de segurança”, destacou .

Os soldados que ingressaram no CBMRS concluíram cerca de 1.600 horas/aula, com disciplinas como técnicas de salvamento, técnicas de combate a incêndio, atendimento pré-hospitalar, e direitos humanos, além do estágio supervisionado. As aulas, iniciadas em abril deste ano, começaram em formato híbrido, dando prioridade para o ensino à distância e limitando o número de alunos nas aulas presenciais. A medida possibilitou que a convocação dos novos servidores fosse mantida com segurança, para evitar o contágio pela Covid-19.

Entre os 101 formandos, 80 são homens e 21, mulheres. O soldado Andres Gesse Arboit de Lima recebeu destaque como primeiro colocado do curso de formação, com média final de aprovação de 9,67.

"No Avançar na Segurança, somente para o Corpo de Bombeiros Militar serão destinados R$ 40 milhões", disse o vice Ranolfo - Foto: Gustavo Mansur / Palácio Piratini

O vice-governador e secretário da Segurança Pública, Ranolfo Vieira Júnior, ressaltou o diferencial da atividade dos bombeiro em seu discurso aos formandos. “Ser bombeiro militar é cumprir uma tarefa diferenciada e de risco e, por isso, em qualquer lugar do mundo, o bombeiro é considerado um herói. A noite de 14 de julho não sai da minha memória, em que lamentavelmente os heróis tenente Almeida e sargento Munhós tombaram honrando o seu juramento. Quero mais uma vez deixar a minha solidariedade, mas também exaltar a escolha de vocês. Saibam que o Estado do Rio Grande do Sul está ao lado de vocês, e que a segurança pública é uma prioridade. Dentro do Avançar na Segurança, programa de investimento que lançamos, somente para o Corpo de Bombeiros Militar serão destinados R$ 40 milhões. Temos um olhar diferenciado para essa importante instituição”, disse Ranolfo.

Troca de comando


Na solenidade da troca de comando, o coronel Bonfanti entregou as funções ao seu sucessor, coronel Luiz Carlos Neves Soares Júnior. Bonfanti também parabenizou os formandos, que o escolheram como paraninfo da turma. “Essa troca de comando representa a renovação e o futuro da instituição, que vai estar em excelentes mãos. Após quase três anos de comando e quase 35 anos de serviço, espero ter deixado, além de companheiros de farda e profissão, amigos. Pois é assim que considero a todos. Aos meus afilhados, os novos soldados, desejo muito sucesso e que usem o seu conhecimento em prol da sociedade. Atendam e tratem a todos como gostariam de ser tratados, sem distinção”, afirmou.

Coronel Luiz Carlos Neves Soares Júnior recebeu cumprimentos do governador Leite por ser o novo comandante-geral do CBMRS - Foto: Gustavo Mansur / Palácio Piratini

Formado em Ciências Militares, Bonfanti chefiou a seção de combate a incêndios, em sua cidade natal, Santa Cruz do Sul, e comandou a unidade do CBMRS em Venâncio Aires. O coronel também comandou o 7º Batalhão e Bombeiro Militar (BBM) em Passo Fundo, o 6º BBM, em Santa Cruz do Sul, e o 1º BBM, em Porto Alegre, antes de se tornar subcomandante-geral. Desde janeiro de 2019, o oficial ocupava o mais alto posto da corporação.

O coronel Luiz, agora comandante-geral da corporação, é bacharel em Ciências Jurídicas e pós-graduado em Gestão da Segurança Pública. O oficial, que ingressou na Brigada Militar em 1991, atuou como comandante da companhia do CBMRS em Gramado, foi subcomandante do 5º BBM de Caxias do Sul e também comandou o 1º BBM de Porto Alegre. Além disso, foi diretor do Departamento de Segurança Contra Incêndios e, desde março deste ano, exercia as funções de subcomandante-geral da instituição.

“Agradeço pela confiança que me foi depositada e desejo aos novos soldados todo o sucesso nessa grande instituição”, disse o coronel Luiz.

Tradicional batismo dos novos soldados encerrou cerimônia, com jatos de água de caminhões da corporação - Foto: Gustavo Mansur / Palácio Piratini

O segundo posto na hierarquia dos Bombeiros será agora exercido pelo coronel Polita. O oficial, graduado em Ciências Jurídicas e pós-graduado em Gestão da Segurança Pública, ingressou na BM em 1990. No CBMRS, chefiou a Assessoria de Tecnologia da Informação e Comunicações e também a Assessoria Jurídica. Polita também comandou o 8º BBM, em Canoas. Na SSP, o oficial foi diretor do Departamento de Comando e Controle Integrado (DCCI) e do DPI, cargo que deixou para assumir as funções de subcomandante-geral.

Ao fim do evento, no pátio do teatro, os novos soldados encerraram a formatura com o tradicional “batismo” da corporação. Na celebração, os bombeiros recém-formados atravessaram os jatos de água que vinham de viaturas da corporação e comemoraram com os familiares.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE