Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Segurança

Corpo de Bombeiros Militar de SC adquire "socorrista automático" em parceria com a Casa Civil

O Compressor Torácico Automático LUCAS-3 é o segundo adquirido pelo Estado e será mantido na Aeronave Arcanjo-01 para melhorar os atendimentos em Florianópolis e região.

Secom/SC
por  Secom/SC
28/12/2020 21:29 – atualizado há 3 anos
Continua depois da publicidadePublicidade

A descentralização de recursos da Casa Civil do Estado de Santa Catarina para o Batalhão de Operações Aéreas (BOA) do Corpo de Bombeiros Militar possibilitou a compra de um moderno equipamento de reanimação de vítimas de parada cardiorrespiratória. O Compressor Torácico Automático LUCAS-3 é o segundo adquirido pelo Estado e será mantido na Aeronave Arcanjo-01 para melhorar os atendimentos em Florianópolis e região.

Segundo o BOA, o primeiro equipamento está sendo usado pela Aeronave Arcanjo-03, que fica no 2ª CBM em Blumenau, e mostrou ser uma excelente ferramenta na realização das reanimações, mantendo uma elevada qualidade de compressão e aumentando o sucesso na recuperação das vítimas. O Corpo de Bombeiros de Santa Catarina é uma das poucas corporações brasileiras a possuir o equipamento.

O Sistema de Compressão Torácica Lucas 3 funciona como um "socorrista adicional automático", permitindo que os demais profissionais se concentrem em outras atividades essenciais para salvar a vida do paciente.

Desenvolvido e fabricado pela Jolife AB em Lund, da Suécia, o dispositivo não requer ajustes manuais e calcula automaticamente a forma, tamanho e resistência do peito da vítima.

“Com esse compressor é possível fazer a reanimação cardiopulmonar com a aeronave em voo. Antes precisávamos posar para conseguir realizar esse procedimento”, afirmou o coordenador de transporte aéreo da Casa Militar, tenente-coronel BM George de Vargas Ferreira.

Com o repasse de cerca de R$ 500 mil da Casa Civil, o Corpo de Bombeiros também adquiriu outros equipamentos para salvamento, como incubadora para transporte de recém-nascidos e lactentes, kits aeromédicos e maca bolha para pacientes com Covid-19. A maca bolha serve como uma cápsula que cria uma barreira de isolamento respiratório e de contato contra o contágio do vírus, aumentando a segurança dos tripulantes e profissionais de saúde e minimizando a contaminação da aeronave.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE