Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Segurança

Corpo de Bombeiros Militar completa 127 anos com entrega de comendas e equipamentos

Na comemoração de aniversário, houve entrega de equipamentos para dar mais segurança e qualificar a atuação dos profissionais

Assessoria Gov/RS
por  Assessoria Gov/RS
03/03/2022 21:22 – atualizado há 2 anos
Continua depois da publicidadePublicidade

O Corpo de Bombeiros Militar do Rio Grande do Sul (CBMRS) comemorou 127 anos na tarde desta quinta-feira (3/3) com a presença do governador em exercício e secretário da Segurança Pública, Ranolfo Vieira Júnior. A data oficial do aniversário da instituição é 1º de março, que remete ao dia da criação da então chamada Companhia de Bombeiros de Porto Alegre, em 1895.

Na comemoração de aniversário, houve entrega de equipamentos para dar mais segurança e qualificar a atuação dos profissionais - Foto: Itamar Aguiar/Palácio Piratini

O evento, realizado na sede do 1º Batalhão de Bombeiros Militar, na capital, foi marcado pela entrega de equipamentos para dar mais segurança e qualificar a atuação dos profissionais: 17 conjuntos desencarceradores, 85 motosserras, 1.210 pares de botas de combate a incêndio, 246 capacetes, 36 equipamentos de proteção respiratória e 48 conjuntos de proteção individual para incêndios estruturais. O investimento foi de R$ 5.031.000 em recursos do Estado e do convênio firmado com a Secretaria Nacional de Segurança Pública.

Ranolfo exaltou o trabalho e a história de dedicação do CBMRS. Lembrou também que a corporação cumpre missões importantes para além do território do Estado, destacando o trabalho realizado em decorrência do rompimento da barragem em Brumadinho, em Minas Gerais, do deslizamento de terra em Petrópolis, no Rio de Janeiro, e do recente incêndio na província de Corrientes, na Argentina, momentos dramáticos nos últimos anos em que os bombeiros do Rio Grande do Sul colaboraram na busca de vítimas e no combate às chamas.

Ranolfo exaltou o trabalho e a história de dedicação do CBMRS, incluindo missões para além do território do Estado - Foto: Itamar Aguiar/Palácio Piratini

O comandante do CBMRS, coronel Luiz Carlos Neves Soares Júnior apresentou dados sobre o trabalho exercido pela corporação neste início de 2022. “Fomos exigidos em várias frentes de atuação, respondendo de maneira rápida e eficiente nos atendimentos. Atravessamos um período de grave estiagem que, somente dos dois primeiros meses do ano, gerou 4.282 ocorrências de fogo em vegetação. Neste mesmo período, desenvolvemos a operação Verão Total, que até agora tem 76 registros de salvamentos, 55% a menos do que no ano passado. Esse resultado só foi possível graças ao trabalho dos guarda-vidas com mais de 30 mil intervenções em ações preventivas”, detalhou.

Personalidades civis e militares foram homenageadas pela relevância e contribuição ao CBMRS - Foto: Itamar Aguiar/Palácio Piratini

Ainda durante o evento, foram entregues comendas para homenagear personalidades civis e militares pela relevância e contribuição ao Corpo de Bombeiros Militar. Integrantes de todos os batalhões do Estado também receberam a honraria em cerimônias locais.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE